Enfermeiras Fiscais do Coren/SC Subseção Chapecó realizam palestra para acadêmicos de Enfermagem da UFFS

Acadêmicos da primeira fase do curso de Enfermagem da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) de Chapecó recebem orientações sobre “O papel do Conselho e a Legislação da Enfermagem”. A palestra foi realizada pelas Enfermeiras Fiscais Angela Maria Toqueto e Carolise Ana Basso, Subseção Chapecó, a convite da MestreTatiana Gaffuri da Silva, professora da disciplina contexto social e profissional da Enfermagem I, UFFS.

A proposta, que faz parte da grade curricular, é inserir os acadêmicos da primeira fase no contexto da profissão da Enfermagem. Na abordagem inicial foi tratado sobre a Associação Brasileira de Enfermagem de Santa Catarina (ABEn-SC); o Sindicato dos Trabalhadores em Estabelecimentos da Saúde Pública Estadual e Privada (Sindsaúde/SC); o Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) e o Conselho Regional de Enfermagem de Santa Catarina (Coren/SC) . “A palestra ofereceu subsídios sobre as entidades da classe, e contribuiu para os estudantes compreenderem quais as entidades existem e suas atribuições legais”, comentou Tatiana.

acadêmicos_1

Angela e Carolise falaram também sobre a Legislação da Enfermagem que rege o exercício profissional, as atribuições dos Enfermeiros; dos Técnicos e Auxiliares de Enfermagem, bem como sobre a Responsabilidade Técnica (RT) e como proceder para realizar inscrição junto ao Coren/SC. “Houve muitos questionamentos como realizar inscrição; transferência; anuidades e atribuições do Enfermeiro. Demonstraram bastante interesse pelo conhecimento da Legislação de Enfermagem”, contou Angela. E Carolise completou “É importante esse contato com os acadêmicos, pois ocorre uma troca de ideias e conseguimos contribuir com nossas experiências”.

acadêmicos