Encontro de Responsáveis Técnicos de Enfermagem de Blumenau e região discute sobre liderança, atribuições e ética nas redes sociais

Com um tom irreverente, mesclando músicas próprias sobre a saúde brasileira, o Enfermeiro Dr. Áureo dos Santos abriu as atividades do 2º Encontro de Responsáveis Técnicos de Enfermagem de Blumenau e Região com a palestra “Liderança e Gestão de Conflitos”. O Encontro, que aconteceu na FURB no dia 31 de julho e está sendo desenvolvido em todas as regiões do Estado, faz parte das estratégias do Conselho Regional de Enfermagem de Santa Catarina (Coren/SC) para contribuir com a formação dos profissionais de Enfermagem.

DSCN1849

Dr. Áureo levou os participantes a refletirem sobre a capacidade dos líderes em gerir conflitos e explicou a diferença entre líderes e chefes. “Eu sou um líder quando eu sei ouvir, dialogar, enxergar e tenho valores que servem de exemplo para a equipe. Já sobre o chefe, tem muito chefe que ouve, mas não escuta; toca, mas não sente. Ser chefe está relacionado ao cargo que desempenha, já o líder tem a liderança, independente da função que ocupa”, explanou. O palestrante deu dicas para ser um bom líder. “Lidere pela, para e com competência. Lidere para a eficiência, que está relacionada à produtividade; para a eficácia, referente ao alcance de resultados e para a efetividade, relacionado à permanência. Seja um líder H2O: Humilde, Honesto e Obreiro”, destacou.

DSCN1882Na sequência, o Enfermeiro Fiscal da subseção Blumenau Daniel Mathias Ghizoni explicou as atribuições do Responsável Técnico de Enfermagem, ressaltando a legislação sobre o assunto. “Atualmente são quatro os tipos de Responsabilidade Técnica de Enfermagem: Gerência do Serviço de Enfermagem ou por suas unidades de serviço; Coordenação de Curso de Enfermagem; Coordenação do Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde (PGRSS); e Gerência de Empresas e Produtos Hospitalares”, informou. Sobre as atribuições dos RT, Daniel explicou: “cabe ao Responsável de Enfermagem cumprir e fazer cumprir todos os dispositivos legais da profissão de Enfermagem, bem como informar o Coren/SC sobre infrações à legislação da Enfermagem. O Coren/SC tem que ser visto, portanto, como um parceiro da profissão para que a legislação da Enfermagem seja cumprida”.

Confira a palestra do Enfermeiro Fiscal Daniel Mathias Ghizoni sobre atribuições do Enfermeiro Responsável Técnico.

No período da tarde, a Presidente do Coren/SC, Enfermeira Dra. Felipa Amadigi, destacou o papel do Conselho e demais entidades de classe; falou sobre as eleições do Coren/SC e palestrou sobre “Ética das redes sociais”. “Cabe ao Sistema Cofen/Conselhos Regionais normatizar, disciplinar e fiscalizar o exercício profissional, incluindo o papel de tribunal ético; já os Sindicatos têm a principal atribuição de atuar nas questões de cunho trabalhistas, a exemplo de condições de trabalho, remuneração e carga horária. Enquanto a Associação Brasileira de Enfermagem de Santa Catarina atua no desenvolvimento científico, cultural e político dos profissionais de Enfermagem”, citou.

Sobre as eleições para o Coren/SC, a Presidente lembrou que as eleições serão realizadas no dia 13 de setembro de 2014, das 8h às 18h, e logo os profissionais de Enfermagem receberão nas suas residências um informativo que traz muitas informações sobre o assunto.

DSCN1895(1)
Na palestra “Ética nas Redes Sociais”, Felipa Amadigi abordou o assunto sob a ótica do Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem. “O Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem apresenta direitos, responsabilidades, deveres e proibições que valem também para a atuação nas redes sociais”, destacou. “O artigo 82, relata como Responsabilidades e Deveres dos Profissionais de Enfermagem, ‘Manter segredo sobre fato sigiloso de que tenha conhecimento em razão de sua atividade profissional, exceto casos previstos em lei, ordem judicial, ou com o consentimento escrito da pessoa envolvida ou de seu representante legal’. Do mesmo modo, muitos outros artigos são válidos e aplicáveis para as redes sociais”, complementou a Presidente do Coren/SC.

Confira a palestra sobre Ética nas Redes Sociais, ministrada pela Presidente do Coren/SC, Enfermeira Dra. Felipa Amadigi.

DSC02113Ao final do Encontro, os Enfermeiros Responsáveis Técnicos receberam a Certidão de Responsabilidade Técnica do Coren/SC. Para os Enfermeiros Márcio Karsten, RT do Hospital Valdomiro Colautti, de Ibirama, e Sandra Nones Schaefer, RT da Secretaria de Saúde de Timbó, o Encontro foi muito positivo. “Eu participei do 1º e deste. Todos os dois abordaram temas relevantes para a nossa prática profissional.

Gostei muito da palestra sobre ética nas redes sociais”, relatou Márcio. “Esse é o 1º encontro que participo e foi muito esclarecedor. Parabéns! Penso que esse encontro deveria acontecer todos os anos”, avaliou Sandra.

Assim como Sandra, muitos participantes sugeriram ideias e ações para os próximos Encontros. No 1º Encontro de Responsáveis Técnicos de Enfermagem, os profissionais relataram a necessidade de ter um material impresso sobre o assunto e o Coren/SC lançou a publicação “Anotação da Responsabilidade Técnica do Profissional Enfermeiro”.