Lançamento da pesquisa Perfil da Enfermagem

Com mais de 35 mil profissionais participantes, a pesquisa é considerada a maior da América Latina

Durante o 17º CBCENF foram divulgados os resultados parciais da pesquisa Perfil da Enfermagem, considerada a maior pesquisa da América Latina, segundo a coordenadora do projeto elaborado pela FIOCRUZ, Maria Helena Machado, e por sua equipe. A pesquisa, patrocinada pelo Conselho Federal de Enfermagem e apoiada inteiramente pelos Conselhos Regionais, irá revelar oficialmente o perfil das três categorias de profissionais da enfermagem – auxiliares, técnicos e enfermeiros – bem como dos grandes empregadores da categoria – hospitais públicos, filantrópicos e privados.

Vários aspectos da pesquisa encontrados na análise dos dados serão detalhados em 28 publicações, sendo uma nacional e 27 regionais – todos os estados, além do Distrito Federal. No total, mais de 35 mil profissionais participaram como sujeitos que responderam ao instrumento.

Além de conhecer mais apuradamente o retrato dos profissionais de enfermagem, o objetivo definido pelo Cofen foi que os resultados dessa mega pesquisa irão ajudar na implantação de políticas públicas e ações que valorizem a profissão da Enfermagem no Brasil.

Fonte: Conselho Federal de Enfermagem