Coren/SC realiza palestra para os profissionais da Enfermagem da Secretaria Municipal de Saúde de Ibirama

No início do mês de agosto, a Enfermeira Fiscal do Conselho Regional de Enfermagem de Santa Catarina (Coren/SC) foi convidada a palestrar para os profissionais da Enfermagem da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Ibirama. O convite veio da Responsável Técnica Dianare Cucco da SMS com o objetivo de orientar os Enfermeiros quanto às leis do exercício profissional de Enfermagem.

A Enfermeira Fiscal Francine de Mattos Evaldt, da Subseção Blumenau, que representou o Coren/SC se reuniu com oito Enfermeiros e abordou assuntos como a necessidade de implantar a Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) e também da assinatura do profissional nos procedimentos. Francine sanou dúvidas a respeito da consulta e solicitação de exames pelo Enfermeiro, e esclarecimentos das competências do Coren/SC e do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen). “Conversamos sobre atribuições e as atuais lutas da Enfermagem, como os projetos de lei (PL) 2295/2000, que trata sobre a regulamentação da jornada de trabalho em 30h semanais, e PL 4924/09, que estabelece piso salarial para a categoria da Enfermagem. Foram três horas bem produtivas e de muitos esclarecimentos. Durante a palestra mais profissionais interagem, trocam ideias, conhecem melhor o trabalho do Coren/SC, aprendem e se sentem próximos a fiscalização, entendendo o processo e sentindo-se amparados”, conta Francine.

Palestra em Ibirama