Oficina do Coren/SC simula situações em unidades assistenciais para cálculo de dimensionamento de pessoal

Acadêmicos de Enfermagem do Ielusc e Enfermeiros participaram da atividade neste mês de outubro em Joinville

Com exemplos fictícios, os participantes das Oficinas de Dimensionamento de Pessoal, promovidas pelo Conselho Regional de Enfermagem de Santa Catarina (Coren/SC), estão aprendendo a calcular, conforme as especificações de cada unidade assistencial, o quantitativo mínimo de profissionais de Enfermagem para atuar na instituição.

IMG_0258_webgrande
“A Oficina explica de maneira objetiva os dispositivos da Resolução Cofen nº 293/2004, que fixa e estabelece os parâmetros para o dimensionamento do quadro de profissionais de Enfermagem. Detalhamos as características de embasamento do dimensionamento que devem ser levados em consideração para o cálculo, por exemplo, porte da instituição; tipos de serviços e/ou programas; os serviços de Enfermagem, o Sistema de Classificação dos Pacientes e a taxa de ocupação”, resume o Enfermeiro Fiscal da Subseção Joinville, Charles Carvalho de Souza.

Conforme Resolução Cofen nº 293/2004, compete ao Enfermeiro estabelecer o quadro quantiqualitativo de profissionais de Enfermagem, necessários para prestação da assistência de Enfermagem. “A função administrativa do Enfermeiro está prevista com ênfase, na Lei nº 7.498/1986, que regulamenta o exercício profissional. No artigo 11 define que cabe ao Enfermeiro privativamente: planejamento, organização, coordenação, execução e avaliação dos serviços de Enfermagem”, explica a Enfermeira Fiscal da Subseção Joinville, Deyse Bertotti.

O dimensionamento deve ser feito: anualmente para revisão do quadro; em novas unidades, setores; nas ampliações e/ou reduções da capacidade instalada; e quando solicitado pelo Coren/SC.

“Depois dessa parte teórica, apresentamos os exercícios, que são resolvidos em equipes. Assim os participantes conseguem perceber se ainda possuem dificuldades, esclarecê-las e vislumbrar esses cálculos na instituição onde trabalha”, complementa a Enfermeira Fiscal da Subseção Joinville, Deyse Bertotti.

IMG_0248_i_webgr
As Oficinas de Dimensionamento de Pessoal, que têm duração de 8h, estão sendo realizadas em todas as regiões do Estado. Em Joinville, os Enfermeiros frequentaram a Oficina no dia 9 de outubro, no Ielusc. Para os acadêmicos do Ielusc, a atividade foi desenvolvida em duas etapas no período da manhã (dias 9 e 13 de outubro), visando à participação de todo o grupo, já que muitos trabalham no período vespertino. “Na disciplina Administração e Serviços de Saúde, os acadêmicos da 8ª fase conhecem sobre as atribuições do profissional Enfermeiro. E dimensionar faz parte das responsabilidades do Enfermeiro. Com essa dinâmica apresentada pelos Enfermeiros Fiscais do Coren/SC os acadêmicos conseguem compreender bem o conteúdo e eles se sentem seguros para realizar o exercício do cálculo de dimensionamento”, citou a professora Antônia Maria Grigol.

Solicitação de atividades
A orientação aos profissionais de Enfermagem faz parte das diretrizes do Planejamento Estratégico da Gestão Participação para instrumentalizar os profissionais de Enfermagem para práticas seguras e de qualidade. Solicitações de palestras e atividades podem ser feitas pelo site do Coren/SC, menu Fale Conosco – Solicitação de Palestras.