Profissionais de Enfermagem do Hospital Santa Isabel recebem palestra sobre ética nas redes sociais

A Coordenadora da Comissão de Ética de Enfermagem (CCEE) do Conselho Regional de Enfermagem de Santa Catarina (Coren/SC), a Enfermeira Msc. Tânia Soares Rebello, em 14 de outubro de 2014, palestrou para os profissionais de Enfermagem do Hospital Santa Isabel, de Blumenau, sobre Ética nas redes sociais. A palestra foi sugestão da Comissão de Ética Enfermagem (CEEn) da instituição. “Nosso intuito foi orientar os colaboradores de Enfermagem para Ética no trabalho e principalmente no mundo virtual”, salientou a Coordenadora da Unidade, a Enfermeira Giselia Theiss, Membro da Comissão de Ética da Unidade.

Com advento da internet e com a facilidade com que as redes sociais estão ao alcance das mãos, tem-se a falsa impressão de que tudo pode no ambiente virtual. “As responsabilidades nos ambientes virtual e real são as mesmas. Os internautas estão sujeitos às mesmas penalidades previstas em lei com um agravante: as publicações podem servir de provas. Você é responsável pelo que publica”, enfatiza Tânia.

A palestra é voltada para os profissionais de Enfermagem para esclarecer os direitos, as responsabilidades, os deveres e as proibições do Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem que valem também para as redes sociais. Seguindo o Código de Ética, no artigo 6º da Resolução 311/2007, do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), diz: “Fundamentar suas relações no direito, na prudência, no respeito, na solidariedade e na diversidade de opinião e posição ideológica”.

“Aproveite o horário de trabalho para trabalhar, não torne público informações sigilosas, cuidado ao publicar fotos do ambiente de trabalho, e se o profissional tiver críticas à instituição, ou algum colega, procure resolver diretamente com os envolvidos”, são as dicas da coordenadora da Comissão de Ética.

10735944_10204809605621177_1451414427_n