Enfermeiras Fiscais da Subseção Lages ensinam cálculos para dimensionamento de pessoal de Enfermagem

Como calcular o quantitativo mínimo dos profissionais de Enfermagem para cobertura assistencial nas instituições de saúde? O questionamento que permeia estudantes, docentes e profissionais de Enfermagem tem sido respondido com Oficinas de Dimensionamento de Pessoal, organizadas pelo Conselho Regional de Enfermagem de Santa Catarina (Coren/SC).

IMG_0006(1)As Oficinas do Coren/SC abordam explicações sobre a Resolução Cofen nº 293/2004, que fixa e estabelece parâmetros para o dimensionamento do quadro de profissionais de Enfermagem, e exercícios com situações fictícias para o cálculo.

“O cálculo possibilita identificar déficits e solicitar ao gestor contratação de mais profissionais de Enfermagem. Representa ferramenta importante no cotidiano dos profissionais de Enfermagem para prestação de uma assistência segura e de qualidade, evitando erros no exercício da Enfermagem que podem ser ocasionados devido a sobrecarga dos profissionais”, detalhou a Enfermeira Fiscal da Subseção Lages Giana Marlize Boeira Poetini.

A apresentação do cálculo do dimensionamento de pessoal consiste em uma das exigências da equipe de fiscalização do Coren/SC às instituições de saúde. “Com base no cálculo elaborado pelo Enfermeiro Responsável Técnico da instituição, o Coren/SC, se identificar déficit de profissionais de Enfermagem, notifica a instituição para contratação de mais profissionais de Enfermagem”, complementou a Enfermeira Fiscal da Subseção Lages Lilian Farias Heinzen.

A Oficina em Lages foi realizada em meados de outubro no Auditório do Hospital Tereza Ramos. Docentes, profissionais da área e acadêmicos participaram da atividade. “A Oficina foi bastante proveitosa. Aprender a realizar o cálculo de dimensionamento de pessoal nos dá argumentos para reivindicar contratação de mais profissionais de Enfermagem. É uma arma de luta dos profissionais de Enfermagem. Por isso, defendo que mais profissionais participem dessa atividade oferecida gratuitamente pelo Coren/SC”, ponderou a Enfermeira, professora da Uniplac e coordenadora do curso Técnico de Enfermagem do Cedup, Silvia Regina Moraes. Avaliação positiva também da Gerente de Enfermagem da Clinitrauma (Lages), Karoline Magno dos Santos Silva, que pretende aplicar os ensinamentos da prática. “Fui contratada há pouco tempo para ser Gerente de Enfermagem da Clinitrauma e com esses ensinamentos vou executar os cálculos na instituição”, contou.

IMG_0007(2)
IMG_0008(3)
Outras duas Oficinas de Dimensionamento de Pessoal serão realizadas neste ano: Criciúma (20 de novembro- inscrições abertas) e Chapecó (25 de novembro- Inscrições encerradas).