Enfermeira Helga Bresciani será a Presidente do Conselho na nova gestão

Os Conselheiros eleitos para gestão do Conselho Regional de Enfermagem de Santa Catarina (Coren/SC) no triênio 2015-2017 reuniram-se para eleger a nova Diretoria do Conselho. A reunião de segunda-feira (10 de novembro) marcou a posse em Gabinete dos novos Conselheiros, mas o efetivo exercício ocorrerá a partir do dia 1º de janeiro de 2015, conforme estabelece a Resolução Cofen nº 355/2009, que trata do Código Eleitoral dos Conselhos de Enfermagem.

REP-103

Por unanimidade dos votos dos novos Conselheiros Efetivos, foram eleitos:REP-197_c

Presidente Enfermeira Msc. Helga Regina Bresciani;
Secretária Enfermeira Dra. Angela Maria Blatt Ortiga;
Tesoureira Técnica de Enfermagem Alessandra Junkes Coutinho.

A reunião também elegeu como Delegada Regional a Enfermeira Msc. Helga Bresciani e como Suplente de Delegada Regional a Enfermeira Msc. Maria do Carmo Vicensi. São atribuições do Delegado Regional: representar o Coren/SC junto ao Cofen; eleger, trienalmente em Assembleia Geral Eleitoral, os Conselheiros Efetivos e suplentes do Cofen.

A nova Presidente do Coren/SC, Helga Bresciani, é Enfermeira assistencial de Unidade de Terapia Intensiva no Hospital Governador Celso Ramos. Helga coordenou o Departamento de Fiscalização e Ética do Coren/SC de 2012 a 2013; foi Vice-Presidente da Associação Brasileira de Enfermagem ABEn Nacional – gestão 2010-2013; Presidente da ABEn-SC no triênio 2007-2010 e Vice-Presidente no triênio 2004-2007; Conselheira Estadual de Saúde de 2008 a 2013; e Professora da Universidade do Vale do Itajaí no período 2002 a 2009, Campus Biguaçu.

A Presidente eleita para a gestão 2015-2017 agradeceu os votos e resumiu no discurso como conduzirá o Conselho nos próximos três anos. “O trabalho é sempre em equipe, esse é o caminho para que possamos avançar ainda mais para valorização dos profissionais de Enfermagem”, detalhou.

A Conselheira da próxima Gestão Enfermeira Dra. Evanguelia Kotzias Atherino dos Santos também se manifestou sobre os próximos passos, observando o histórico recente do Coren/SC. “As Gestões Participação 2008-2011 e 2012-2014 cumpriram de forma brilhante a plataforma apresentada nas eleições, fundamentadas sempre na conduta ética. Do mesmo modo, nós também vamos desenvolver o nosso trabalho”, afirmou.

A Presidente do Coren/SC, Enfermeira Dra. Felipa Amadigi, ressalta que os novos e os atuais Conselheiros já iniciaram o processo de transição para continuidade dos trabalhos. “Desejamos boas-vindas ao grupo. A nova gestão vai receber um Coren/SC organizado e saneado financeiramente. Contem conosco para melhorarmos cada vez mais a defesa e a valorização da profissão. Esse é o princípio da Participação, e a participação de faz em equipe”, ponderou a Presidente em referência ao termo “Participação”, que nomeia as Gestões 2008-2011, 2012-2014 e 2015-2017.

O resultado das eleições para nova Diretoria será encaminhado ao Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) para homologação.

REP-103