Hospital Regional Dr. Homero de Miranda Gomes, de São José, tem nova Comissão de Ética

Na sexta-feira, 7 de novembro de 2014, pela manhã, o Conselho Regional de Enfermagem de Santa Catarina (coren/SC), por meio da Coordenadora da Comissão de Ética de Enfermagem(CCEE), a Enfermeira Msc. Tânia Soares Rebello, e a Enfermeira Fiscal da Sede Jennifer Adriane Nesso empossaram os novos membros da Comissão de Ética de Enfermagem (CEEn) do Hospital Regional Dr. Homero de Miranda Gomes, de São José (HRSJ).

20141107_101908_1(1)Antes da solenidade de posse, o hospital fez uma homenagem, in memoriam, a Enfermeira Terezinha Ghellere, primeira diretora de Enfermagem do HRSJ, na ocasião representada pela filha Ana Paula Ghellere Kremer.

A cerimônia aconteceu no auditório da instituição e contou com a presença da Gerente de Enfermagem, Luciana Galvão Paes da Rosa; a Representante da Comissão de Ética, a Enfermeira Taise Rocha Macedo, a Comissão Eleitoral da CEEn de 2014, a Enfermeira Denise Maria Martins, e os colegas do plantão. “A CEEn é um órgão representativo do Coren/SC nas questões éticas dos profissionais de Enfermagem. Tem como finalidade a orientação, a conscientização, o assessoramento, a emissão de pareceres e a compilação de fatos relacionados ao exercício ético-profissional da categoria na instituição ”, explicou Luciana.

A Coordenadora Tânia se reuniu com a nova comissão, logo após a cerimônia para esclarecer aos empossados das competências da CEEn, conforme a Resolução do Cofen nº 172/1994. “A CEEn orienta os Enfermeiros, Técnicos e Auxiliares de Enfermagem da instituição para observarem o comportamento ético-profissional e sobre as implicações decorrentes de atitudes não éticas. E nos comunica sempre que for necessário alguma intervenção do Coren/SC”, salientou Tânia.

Conforme Resolução Cofen nº 311/2007, sobre o Código de Ética e Código de Processos Éticos, das relações profissionais, são responsabilidades e deveres dos Profissionais de Enfermagem:

Art. 5º Exercer a profissão com justiça, compromisso, equidade, resolutividade, dignidade, competência, responsabilidade, honestidade e lealdade.
Art. 6º Fundamentar suas relações no direito, na prudência, no respeito, na solidariedade e na diversidade de opinião e posição ideológica.
Art. 7º Comunicar ao Coren/SC e aos órgãos competentes fatos que infrinjam dispositivos legais e que possam prejudicar o exercício profissional.

Posse da Comissão de Ética do Hospital Regional Dr. Homero de Miranda Gomes de São José

Gestão 2014-2017

Membros Efetivos

Suyane Pires – Enfª
Larissa Rocha – Enfª
Carolina Besen Vieira – TE
Carolina Eliete F. de Melo – TE

Membros Suplentes

Daiane G. Orviedo Piccini – Enfª
Denise Fortcamp Souza – Enfª
Elaine Cristina da Silva – TE
Eliane Garcia – AE
Luana Raulino Carlos – TE
Marlene Terezinha A. Wagner – TE

20141107_104343_1