Enfermeiros da Subseção Joinville ministram Oficina de Dimensionamento de Pessoal em Mafra

Atendendo solicitação da Enfermeira e também Professora Anair Andrea Nassif, os Enfermeiros Fiscais do Conselho Regional de Enfermagem de Santa Catarina (Coren/SC) Subseção Joinville ministraram Oficina de Dimensionamento de Pessoal em Mafra. Anair, que trabalha na Universidade do Contestado (UNC) e na Maternidade Dona Catarina Kuss, ambas na cidade de Mafra, identificou que teria público nessas duas instituições onde trabalha e em outras próximas para que o curso fosse realizado na cidade. “Percebemos que muitos acadêmicos e profissionais de Enfermagem acabavam não participando da Oficina porque não tínham condições de deslocamento até Joinville. Então, fizemos o convite para os Enfermeiros Fiscais do Coren/SC Subseção Joinville e eles prontamente vieram. Além dessas duas instituições onde trabalho, estendemos o convite para que outros profissionais e acadêmicos de Enfermagem de cidades próximas participassem, e eles vieram”, detalhou a Enfermeira e professora Anair.

IMG_0272

A Oficina de Dimensionamento de Pessoal mescla interpretação da Resolução Cofen nº 293/2004, que estabelece parâmetros para o dimensionamento do quadro de profissionais de Enfermagem, e exercícios práticos para a execução dos cálculos. “Sempre aplicamos essa didática de teoria e prática nas Oficinas de Dimensionamento de Pessoal para que os participantes vislumbrem todos os passos para a execução dos cálculos”, contou a Enfermeira Fiscal Deyse Bertotti.

IMG_0275Conforme disposto na Resolução Cofen nº 458/2014, a execução dos cálculos é atribuição do Enfermeiro Responsável Técnico.
O Dimensionamento apresenta como vantagens:
– implantar todos os passos da Sistematização da Assistência de Enfermagem (Resolução Cofen nº 358/2009);
– realizar a classificação diária dos pacientes;
– diminuir a sobrecarga de trabalho;
– melhorar a qualidade da assistência;
– diminuir o risco de erros;
– manter/melhorar a segurança do paciente;
– capacitar e treinar os profissionais de Enfermagem;
– estruturar os processos de trabalho (Pops, protocolos, instruções de trabalho).

E quando o dimensionamento deve ser realizado? O Enfermeiro Fiscal Charles Carvalho de Souza esclareceu, na Oficina, que o dimensionamento deve ser feito: anualmente para revisão do quadro; para novas unidades, setores; nas ampliações e/ou reduções da capacidade instalada e quando solicitado pelo Coren.

Na avaliação da Professora e Enfermeira Anair Andrea Nassif, a atividade desenvolvida pelo Coren/SC é muito proveitosa para acadêmicos e profissionais de Enfermagem. “Ficamos muito satisfeitos com o resultado. Com esses exercícios apresentados ficará muito mais fácil a execução dos cálculos de dimensionamento na prática profissional”, comentou.

Solicitação de palestras
A equipe do Coren/SC frequentemente ministra palestras, solicitadas pelos profissionais de Enfermagem, para contribuir com orientações aos Enfermeiros, Técnicos e Auxiliares de Enfermagem para a prática profissional segura e de qualidade.
As solicitações de palestras podem ser feitas pelo site do Coren/SC, menu Fale Conosco.