Consulta pública colabora para nova resolução do Cofen

Norma sobre Atuação da Equipe de Enfermagem na Atenção Domiciliar teve ampla participação dos interessados

Aprovada pela plenária do Conselho Federal de Enfermagem – Cofen, a Resolução Cofen 0464/2014 entrou em vigor neste mês de novembro, com ampla participação dos interessados.

O Cofen, por meio da Câmara Técnica de Legislação e Normas-CTLN, realizou consulta pública para a proposta de texto da resolução, que responde ao surgimento de novas modalidades de atenção domiciliar, não contempladas na Resolução Cofen nº 267/2001, sobre Enfermagem em domicílio (home care).

A consulta foi realizada por meio do Portal Cofen em 2013, durante 90 dias, possibilitando aos profissionais de Enfermagem, às instituições assistenciais e de ensino e aos demais interessados opinarem sobre as propostas, com aquiescência total ou parcial, discordância, e/ou sugestão de alteração no texto.

“Foi uma experiência inovadora, com resultados extremamente positivos para o Sistema Cofen / Conselhos Regionais de Enfermagem, contribuindo de forma significativa para o aprimoramento da proposta inicial”, afirma Cleide Mazuela Canavezi, coordenadora da CTNL. Por meio da Consulta Pública, os profissionais e entidades contribuíram para a proposta de resolução, posteriormente discutida pela plenária do Cofen, aprovada, e publicada no Diário Oficial de União em 4/11/2013.

Dos 27 estados brasileiros, 22 participaram. Destes, o maior número de participantes foi na região Sudeste com 170 registros, decrescendo para 57 na região Nordeste, 47 no Sul, 21 no Centro-Oeste e 9 na região Norte. A CTNL avalia que a maior participação da região Sudeste está relacionada à maior oferta de serviços de atendimento domiciliar. A dificuldade de acesso aos serviços de internet também pode ter influenciado o resultado, especialmente na região norte.

Fonte: Conselho Federal de Enfermagem