Alunos da Fundamas tiram dúvidas sobre Código de Ética e Processos Éticos, conforme a Resolução Cofen nº 311/2007

O Conselho Regional de Enfermagem de Santa Catarina (Coren/SC), por meio do Enfermeiro Fiscal Charles Carvalho de Souza, da Subseção Joinville, palestrou para os alunos do curso Técnico de Enfermagem da Fundação Municipal Albano Schmidt (Fundamas), de Joinville, sobre o Código de Ética e de Processo Ético. A palestra ocorreu em duas etapas, sendo a primeira na manhã do dia 29 de outubro e a segunda na manhã do dia 17 de novembro de 2014.

A palestra foi solicitada pela Responsável Técnica do curso de Técnico de Enfermagem, da instituição, Eva Maria Velasques Cervo, para complementar as disciplinas do curso e aproximar os alunos do Coren/SC. “Trazer o Conselho para debater o Código de Ética é fundamental para complementar a teoria dada em sala de aula, é uma excelente parceria que contribui com a formação dos alunos”, diz Charles.

Muitas dúvidas foram levantadas, principalmente em relação à Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) e, em tempos da internet na palma da mão, o sigilo profissional também foi bem debatido. Charles esclareceu todos os questionamentos, colocando os alunos em contato com a Resolução Cofen nº 311/2007 que trata do Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem. Está entre as responsabilidades e deveres do profissional de Enfermagem: “Manter segredo sobre fato sigiloso de que tenha conhecimento em razão de sua atividade profissional, exceto casos previstos em lei, ordem judicial, ou com o consentimento escrito da pessoa envolvida ou de seu representante legal”, Art. 82 da referida resolução.

IMG_0287(1)