Projeto Jovem Vencedor, de Joinville, é selecionado como modelo de boas práticas na área da atenção à saúde de adolescentes e jovens

Jovem VencedorO Projeto Jovem Vencedor, desenvolvido pela equipe multiprofissional (entre eles profissionais de Enfermagem) da Unidade Básica de Saúde da Família do Bairro Jardim Sofia, em Joinville, foi reconhecido nacionalmente mais uma vez neste ano como experiência exitosa.

Agora, o Projeto está entre os seis selecionados para compor a série temática do Laboratório de Inovações Saúde de Adolescentes, publicação do Ministério da Saúde (MS) e da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS/OMS). A proposta do Laboratório de Inovações consiste em identificar e valorizar práticas inovadoras voltadas para este grupo etário em todo o país, produzindo subsídios para os gestores do Sistema Único de Saúde (SUS) conhecerem estratégias que tornem mais eficazes o enfrentamento dos agravos à saúde.

Em março, o Projeto Jovem Vencedor foi premiado na IV Mostra Nacional de Experiências em Atenção Básica/Saúde da Família, em Brasília.

O Jovem Vencedor iniciou em 2010 por iniciativa da equipe multiprofissional da Unidade Básica de Saúde do Bairro Jardim Sofia como forma de reverter a alta incidência de envolvimento do público infanto-juvenil com drogas e violência. A equipe planejou ações permanentes de promoção à saúde com atividades culturais, esportivas e de orientação, que envolveram também as famílias.

“Estamos orgulhosos de sermos mais uma vez referência, de produzir ações para a promoção da saúde, ações que estão dando certo. Os resultados já estão aparecendo”, contou a Enfermeira Célia Riqueta Diefenbach, referindo-se às melhoras nos índices do Bairro nestes anos de atuação do Projeto.

Confira com mais detalhes os avanços e implantação do Projeto Jovem Vencedor.