Subseção Caçador orienta profissionais de Enfermagem para cálculo de dimensionamento de pessoal

Oficina Dimensionamento Caçador 2No momento de executar os cálculos de dimensionamento de pessoal de Enfermagem surge uma série de dúvidas. Quais dados devo considerar? Como aplicar esses dados nas fórmulas? Para empoderar os profissionais de Enfermagem para a realização dos cálculos, o Conselho Regional de Enfermagem de Santa Catarina (Coren/SC) vem realizando, em todo o Estado, Oficinas de Dimensionamento de Pessoal.

As Oficinas, ministradas pelos Enfermeiros Fiscais do Coren/SC, explicam os principais artigos da Resolução Cofen nº 293/2004, aplicam esses ensinamentos para a realização do cálculo em uma instituição fictícia e depois os próprios participantes são convidados a praticar com mais situações simuladas. “É muito gratificante para nós, Enfermeiros Fiscais, contribuir com a formação dos profissionais de Enfermagem. Os participantes encerram as atividades seguros do conhecimento adquirido”, ponderou a Enfermeira Fiscal da Subseção Caçador Ignês B. Weber. Junto os Enfermeiros Fiscais do Coren/SC Laryssa Inoue, Ignês B. Weber (Caçador) e Charles Carvalho de Souza (Joinville) coordenaram a Oficina realizada em Caçador no início de novembro.

Realizar o dimensionamento de pessoal de Enfermagem é atribuição do Enfermeiro Responsável Técnico, que deve informar, de ofício, ao representante legal da empresa e o Conselho Regional de Enfermagem.

O Enfermeiro Fiscal Charles Carvalho de Souza (Joinville) explica que o dimensionamento deve ser executado em quatro situações: “anualmente para revisão do quadro; em novas unidades, setores; nas ampliações e/ou reduções da capacidade instalada; quando solicitado pelo Coren”.