“Planejamento Estratégico é ponto de partida para Gestão do Coren/SC no triênio 2015-2017”, diz Helga Bresciani

Os novos Conselheiros eleitos para Gestão do Conselho Regional de Enfermagem de Santa Catarina (Coren/SC) no triênio 2015-2017 assumem efetivamente a partir de 1º de janeiro de 2015, mas os trabalhos já começaram para este novo grupo.

DSCF5858_c“Desde setembro iniciamos o processo de transição para nos inteiramos do dia a dia do Conselho e em dezembro deste ano já começamos a traçar o planejamento estratégico para a Gestão. Todos os Conselheiros e trabalhadores do Coren/SC tiveram voz e contribuíram na indicação de ações em cada um dos quatro eixos elencados como compromisso com a categoria”, informou a Presidente do Coren/SC para a Gestão 2015-2017, Enfermeira Msc. Helga Bresciani.

Os eixos temáticos da nova Gestão são: “valorização da Enfermagem”, “fortalecimento profissional e condições de trabalho”, “comunicação entre Coren/SC, categoria e sociedade”, e “gestão”.

Dentre as ações já definidas, a Enfermeira Helga Bresciani destaca a realização das Conferências Regionais e Estadual de Enfermagem. A proposta é ampliar o diálogo com os Enfermeiros, Técnicos, Auxiliares e estudantes de Enfermagem, proporcionar espaço de reflexão com a categoria e definir diretrizes e prioridades para as ações a serem realizadas pelo Coren/SC nos próximos anos.
DSCF5860

Nos mesmos moldes das Conferências de Saúde, as Conferências de Enfermagem serão desenvolvidas inicialmente em etapas regionais, onde serão eleitos Delegados para participar da Conferência Estadual. Ao final dos trabalhos, serão identificadas as demandas e encaminhadas às entidades responsáveis para serem analisadas e transformadas em ações e/ou novas políticas para a categoria da Enfermagem.

Inicialmente, esse projeto foi pensado para ser realizado em 2013 com o apoio financeiro do Cofen e participação dos outros Conselhos Regionais do Sul do país (Paraná e Rio Grande do Sul), mas diante da inviabilidade do apoio financeiro do Conselho Federal naquele período, o Coren/SC o replanejou para ser realizado no Estado no próximo triênio.

Os resultados esperados com essa ação são: maior consciência e empoderamento da categoria; aproximação dos profissionais de Enfermagem com o Conselho Regional de Enfermagem; e conhecimento dos profissionais e estudantes de Enfermagem sobre as atribuições do Sistema Cofen/Conselhos Regionais e das entidades representativas da Enfermagem.

Compromissos da Gestão 2015-2017 com a categoria
Valorização da Enfermagem
– Lutar pela aprovação do Projeto de Lei nº 2295/2000, que regulamenta a jornada de trabalho em 30h semanais para os profissionais de Enfermagem.
– Intensificar as lutas pela aprovação do Projeto de Lei 4924/2009, que institui o Piso Salarial para os trabalhadores de Enfermagem.
– Fortalecer a prática da Sistematização da Assistência da Enfermagem (SAE) nas instituições de saúde, públicas e privadas, como base científica do trabalho de Enfermagem tendo em vista a valorização profissional.

Fortalecimento profissional e condições de trabalho
– Requalificar e fortalecer as ações de fiscalização preventiva, com vistas a assegurar o que está previsto na Lei do exercício profissional da Enfermagem (Lei nº 7498/1986).
– Priorizar em eventos catarinenses da Enfermagem, a inclusão de temas relacionados à segurança do paciente e dos trabalhadores da Enfermagem.
– Intensificar as atividades de Educação de Enfermagem nas modalidades de capacitação, formação e atualização profissional em parceria preferencialmente com outras entidades profissionais da Enfermagem ou junto a outras entidades da área da saúde.
– Qualificar e ampliar o número de Responsáveis Técnicos de Enfermagem e de Comissões de Ética nas instituições.
– Intensificar a articulação com as demais entidades da Enfermagem e de trabalhadores em saúde.
– Fortalecer a identidade e imagem da Enfermagem como profissão comprometida com o Sistema Único de Saúde (SUS), do direito da população à saúde e o direito ao cuidado de Enfermagem.

Comunicação entre Coren/SC, categoria e sociedade
– Ampliar a visibilidade da profissão, mantendo a categoria e a sociedade informadas sobre o papel e as ações do Coren/SC e demais notícias de interesse da profissão.

Gestão
– Melhorar, continuamente, a estrutura das subseções e sede a fim de bem atender as necessidades dos profissionais.
– Qualificar permanentemente o processo de trabalho para um atendimento acolhedor, ágil e resolutivo aos profissionais de Enfermagem.
– Realizar Planejamento Estratégico Participativo para a Gestão 2015-2017.
– Ampliar e apoiar as Representações Regionais do Coren/SC.
– Apoiar e normatizar o funcionamento das Câmaras Técnicas de Educação e Legislação Profissional; de Saúde da Mulher e Recém-Nascido; Atenção Básica; Média e Alta Complexidade.
– Construir a estrutura de um Sistema de Conferências de Enfermagem e realizar a 1ª Conferência de Enfermagem em Santa Catarina.