Retrospectiva 2014: Ano foi marcado por parceria inédita para atualização de Técnicos e Auxiliares de Enfermagem

Neste começo de ano, o Conselho Regional de Enfermagem de Santa Catarina (Coren/SC) vai relembrar em campanha no Facebook as principais ações desenvolvidas em 2014 em prol da assistência em Enfermagem segura e de qualidade.

Diariamente, o Coren/SC publicará um resumo dos feitos de 2014 como forma de prestar contas do trabalho realizado em todas as áreas.

No ano passado, foram mais de 1.700 fiscalizações a instituições onde trabalham profissionais de Enfermagem. Nos casos em que as notificações não foram atendidas, o Departamento Jurídico atuou com procedimentos jurídicos visando à regularização. Na maioria dos casos, a justiça decidiu favoravelmente ao Coren/SC. A Comissão de Ética do Coren/SC empossou no ano passado 17 Comissões de Ética de Enfermagem nas instituições de saúde.

Investimentos também na estrutura física e tecnológica com reinauguração das subseções Lages e Joinville; aquisição de computadores e estruturação da sede com mobiliário adequado às normas ergonômicas.

O eixo Formação consistiu em um item de muitos avanços com a formalização de parceria inédita entre Coren/SC, ABEn-SC e Senac para oferta de cursos de atualização para Técnicos e Auxiliares de Enfermagem em todas as regiões do Estado. Ao todo, os cursos desta parceria disponibilizaram 2 mil vagas. No eixo Formação, destaca-se ainda a realização da 3ª edição da Formação de Lideranças em Enfermagem, em Blumenau; realização de 11 Oficinas de Dimensionamento de Pessoal; do apoio para a promoção da 75ª Semana Brasileira de Enfermagem (ABEn-SC), desenvolvidos os Encontros de Responsáveis Técnicos de Enfermagem em diversas regiões do Estado.

As lutas da Enfermagem foram intensificadas com mobilizações para sensibilização das autoridades visando à aprovação da jornada de trabalho em 30h semanais (Projeto de Lei nº 2295/2000) e piso salarial nacional para a categoria (Projeto de Lei nº 4924/2009). Durante a visita da Presidente Dilma Rousseff ao Estado, os membros do Fórum Catarinense 30h Já (do qual o Coren/SC faz parte) imprimiram em tamanho ampliado de 6m² a carta-compromisso assinada por Dilma em 2010, na época da campanha presidencial, pela jornada de 30h semanais para os profissionais de Enfermagem.

2014 foi também o ano de eleições para escolher a nova gestão do Conselho para o triênio 2015-2017. A Chapa Participação obteve 85% dos votos de Enfermeiros e 78,9% dos votos de Técnicos e Auxiliares de Enfermagem.

Na área da Comunicação, foram 5 Informativos impressos distribuídos aos profissionais de Enfermagem e 38 boletins eletrônicos, além disso o Conselho lançou a publicação “Comissões de Ética de Enfermagem das Instituições de Saúde”, 2º volume da Coleção Coren/SC Orienta. O Coren/SC desenvolveu ainda Campanha no Facebook sobre ética nas redes sociais, relacionando as dicas com o Código de Ética dos profissionais de Enfermagem.

Para sintetizar os principais avanços no Conselho nos últimos anos, o Coren/SC produziu o Relatório Político-Administrativo, que pode ser conferido on-line.

Acompanhe-nos no Facebook.