ABENFO-SC relata suas contribuições para a consolidação da Rede Cegonha no Estado

Diferentes na forma de atuação, Rede Cegonha e Associação Brasileira de Enfermeiros, Obstetras, Neonatais e Obstetrizes do Estado de Santa Catarina (ABENFO-SC) apresentam o mesmo objetivo central: garantir atendimento de qualidade, seguro e humanizado às gestantes e aos bebês.

Seminário-de-Enfermagem-obstetra-052(1)A Presidente da Associação Brasileira de Enfermeiros, Obstetras, Neonatais e Obstetrizes do Estado de Santa Catarina (ABENFO-SC), Enfermeira Larissa Rocha, relatou, durante o Seminário do Curso de Aprimoramento da Enfermagem Obstétrica, promovido pela Rede Cegonha (Ministério da Saúde) na terça-feira (20 de janeiro) em Florianópolis, as contribuições da Associação para consolidação da Rede Cegonha em Santa Catarina.

“A ABENFO-SC é uma associação sem fins lucrativos com caráter sociocultural, técnico-científico e político e conta com um número ilimitado de sócios”, detalhou a Presidente da ABENFO-SC.

Entre os objetivos da Associação, elencam-se:
– promover eventos científicos;
– realizar capacitações para a equipe de Enfermagem em consonância com a ABENFO Nacional;
– Oferecer consultoria e assessoria técnica para a área da saúde, da mulher e do recém-nascido;
– divulgar trabalhos de interesse para a área.
Em 2013, a ABENFO realizou o VIII Congresso Brasileiro de Enfermagem Obstétrica e Neonatal (VIII COBEON) e II Congresso Internacional de Enfermagem Obstétrica e Neonatal (II CIEON) com cerca de 1.300 participantes.
Membros da ABENFO-SC integram a Câmara Técnica de Saúde da Mulher e do Recém-Nascido, contribuindo com a elaboração de pareceres e respostas técnicos advindas de profissionais de Enfermagem.
Como forma de alcançar o objetivo, os membros da ABENFO-SC traçaram como plano de ação:
– Mobilizar e aprofundar a qualificação da atenção obstétrica e infantil, atuando em cursos de aprimoramento para a efetivação e consolidação da Rede Cegonha em nosso estado.
– Incentivar a participação efetiva das enfermeiras obstétricas no parto e nascimento, considerando o seu saber-fazer pautado na Lei nº 7.498 de 25 de junho de 1986, do Exercício Profissional da Enfermagem.

“A Enfermagem Obstétrica pode contribuir significativamente para a superação dos dilemas e contradições na atenção à saúde da mulher e do neonato e com a efetivação da assistência qualificada”, informou a Presidente da ABENFO-SC.

Enfatizou ainda que a atuação da Enfermagem Obstétrica está respaldada pela legislação, mas é obrigatório o registro de título de especialista em Enfermagem Obstétrica ou Neonatal, conforme Resolução Cofen nº 439/2012. “Os profissionais de Enfermagem são isentos do valor referente ao título de especialista em Enfermagem Obstétrica.Convidamos para que façam seus registros no Coren/SC e deste modo também fortaleçam a atuação profissional”, destacou a Presidente do Conselho Regional de Enfermagem de Santa Catarina (Coren/SC), Enfermeira Msc. Helga Regina Bresciani.

As reuniões da Associação são abertas. Confira o cronograma de reuniões da ABENFO para 2015:

Cronograma ABENFO (1)