Coren/SC e ABEn-SC firmam Termo de Cooperação Técnica para fortalecimento, valorização e capacitação permanente dos profissionais de Enfermagem

Visando à cooperação mútua para fiscalização e promoção de medidas para o adequado fortalecimento, valorização e capacitação permanente dos profissionais de Enfermagem, as Presidentes do Conselho Regional de Enfermagem de Santa Catarina (Coren/SC), Enfermeira Msc. Helga Regina Bresciani, e da Associação Brasileira de Enfermagem (ABEn-SC), Enfermeira Dra. Maria Lígia dos Reis Bellaguarda, formalizaram na quinta-feira (19 de fevereiro) Termo de Cooperação Técnica com prazo de vigência de 5 anos.

DSCN4046
Apesar das diferentes atribuições do Coren/SC e da ABEn-SC, as duas instituições guardam estreita afinidade. Enquanto o Coren/SC é o órgão responsável pela fiscalização do exercício profissional da Enfermagem, a ABEn-SC congrega Enfermeiros, Técnicos e Auxiliares de Enfermagem, estudantes de curso de graduação e de educação profissional, bem como articula-se com organizações do setor de saúde e da sociedade em geral na defesa e na consolidação de políticas e programas que garantam a equidade, a universalidade e a integralidade da assistência à saúde da população.

DSCN4042O Termo de Cooperação Técnica entre Coren/SC e ABEn-SC estabelece, entre outras questões, que cada uma das instituições na medida de suas capacidades e respectivas atribuições legais:
• Preste assistência recíproca na realização dos objetivos institucionais;
• Realize conjuntamente, e/ou cooperação, palestras, cursos, seminários, eventos e outras ações de cunho educativo dirigidas à comunidade da Enfermagem, aos envolvidos no setor saúde e à sociedade.
• Cooperar na produção e permuta de material de divulgação e bibliográfico nas áreas de interesse comum, assim como equipamentos.

A parceria entre Coren/SC e ABEn-SC foi desenvolvida com sucesso em anos anteriores, a exemplo da realização dos cursos de Formação de Liderança em Enfermagem, de Protocolo e POP (Procedimento Operacional Padrão) e atividades da Semana Brasileira de Enfermagem. “Esse bom relacionamento entre as duas instituições soma esforços para o fortalecimento da profissão”, enfatizou a Presidente da ABEn-SC, Enfermeira Dra. Maria Lígia dos Reis Bellaguarda. “Essa cooperação mútua entre Conselho e Associação só traz benefícios para os profissionais de Enfermagem, planejando atividades conjuntas para uma assistência com qualidade e segurança”, frisou a Presidente do Coren/SC, Enfermeira Msc. Helga Bresciani.