Livro, destinado a profissionais de Enfermagem, aborda atenção primária em saúde

Estudos mostram que 40% da carga horária dos estágios em Enfermagem no Brasil são direcionados à atenção primária – estratégia de assistência aos indivíduos e às comunidades de forma regionalizada, sistematizada e contínua, com ações preventivas e curativas. Boa parte dos profissionais formados também é absorvida pelas unidades de atenção primária do país.

Assim sendo, é indispensável que se dominem subconjuntos de diagnósticos de Enfermagem da Classificação Internacional para a Prática de Enfermagem (CIPE®), criada pelo Conselho Internacional de Enfermeiros (ICN). Eles permitem uma linguagem científica e unificada em qualquer unidade de saúde, de qualquer parte do mundo.

capa definitivaO livro Atenção Primária em Saúde: Diagnósticos, Resultados e Intervenções de Enfermagem, organizado pelas doutoras em Enfermagem Marcia Regina Cubas e Maria Miriam Lima da Nóbrega e que chega ao mercado pela Editora Elsevier, detalha o método de construção dos subconjuntos e permite que o profissional de Enfermagem conheça e elabore os subconjuntos de diagnósticos voltados para a atenção primária. Eles são entendidos como uma fonte competente de informação para apoiar a implementação de sistemas de registros eletrônicos que usem a CIPE®, garantindo maior autonomia no atendimento.

O objetivo da obra é apoiar e melhorar a prática clínica, as tomadas de decisão e formação do Enfermeiro, bem como aumentar a segurança do trabalho, por meio dessa sistematização frente ao usuário, à família e comunidade; aposta na comunicação eficiente e sem ambiguidade entre profissionais e organizações diversas, que suportem cuidados de saúde integrados e com qualidade.

A publicação conta com 15 colaboradores de várias instituições de ensino do país, entre elas Universidade Federal da Paraíba, Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Universidade Federal de Alfenas e Universidade de São Paulo. Suas teses de doutorado e dissertações de mestrado, manuais do Ministério da Saúde e a própria CIPE® foram bases para elaborar o conteúdo dos subconjuntos.

Em sua primeira unidade, o livro apresenta “Métodos para desenvolvimento e aplicação de subconjuntos terminológicos”, as questões que sustentam o método de construção, validação e aplicação dos subconjuntos terminológicos da CIPE®. As demais unidades trazem sete propostas de subconjuntos, incluindo eventos adversos pós-vacinação, doenças crônicas não transmissíveis e atenção a grupos vulneráveis, como crianças e adolescentes em situação de violência doméstica. Abordar essas vulnerabilidades na elaboração de subconjuntos, segundo a Enfermeira Marcia Cubas, evita a perda de significado das informações em saúde e contribui para um cuidado cientificamente qualificado e sistematizado.

SERVIÇO

Autoras: Marcia Cubas e Miriam da Nóbrega