Coren/SC aborda sobre primeira inscrição para alunos do Curso Técnico de Enfermagem do Centro Educacional Bom Jesus, em Palhoça

DSC08527Como fazer para realizar a primeira inscrição no Conselho Regional de Enfermagem de Santa Catarina (Coren/SC)? O questionamento é frequente entre os estudantes de Enfermagem. Para esclarecer essa questão, a Coordenadora da Área de Atendimento ao Profissional do Coren/SC, Enfermeira Karla Barzan, e o Enfermeiro Fiscal do Conselho Manoel dos Santos Júnior ministraram palestra aos estudantes do Curso Técnico de Enfermagem do Centro Educacional Bom Jesus, situado no município de Palhoça, no final de fevereiro.

A Coordenadora da Área de Atendimento ao Profissional do Coren/SC explicou aos estudantes que, conforme Lei nº 7.498/1986 e Decreto nº 94.406, o exercício da atividade de Enfermagem somente pode ser exercida por pessoas legalmente habilitadas e inscritas no Conselho Regional de Enfermagem de jurisdição onde atua. “As escolas/cursos de Enfermagem conferem a habilitação técnico-científica; o Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), o registro de títulos profissionais; e os Conselhos Regionais, por meio da inscrição, a habilitação legal para o exercício da Enfermagem.

O Enfermeiro Fiscal Manoel complementou sobre os aspectos positivos da Enfermagem como profissão regulamentada: “O Sistema Cofen/Conselhos Regionais normatiza, disciplina e fiscaliza o exercício profissional, garantindo que somente pessoas habilitadas possam atuar’, explanou. “Diariamente, os Enfermeiros Fiscais do Coren/SC realizam inspeção nas instituições onde trabalham profissionais de Enfermagem para garantir que o estabelecido em lei seja cumprido. A Resolução Cofen nº 293/2004, por exemplo, estabelece parâmetros para dimensionamento adequado de profissionais de Enfermagem. Por meio desta Resolução, o Coren/SC vem conquistando vitórias para contratação de mais profissionais de Enfermagem”, ponderou Karla Barzan.

Sobre orientações para a primeira inscrição, Karla Barzan explica que o site do Coren/SC contempla a documentação e valores para cada categoria profissional, basta acessar: www.corensc.gov.br, Box “Inscrição, Registro e Autorização”. “È importante que o estudante esteja atento a essa documentação, pois a ausência de alguns deles inviabiliza a inscrição e registro”, reforçou.

A palestra atendeu ao convite da Coordenadora do Curso de Enfermagem do Centro Educacional Bom Jesus, Enfermeira Angela Luzia Neis Assunção. “Ficamos muito felizes em receber essa palestra do Coren/SC. Essa atividade é muito importante para a formação dos alunos da Escola Técnica do Centro Educacional Bom Jesus”, avaliou o Diretor da Escola Técnica do Centro Educacional Bom Jesus, Timotheo Poeta Filho.