Coren/SC homenageia as mulheres profissionais de Enfermagem de Santa Catarina

Neste Dia Internacional da Mulher, o Conselho Regional de Enfermagem de Santa Catarina (Coren/SC) presta homenagem às mulheres profissionais de Enfermagem. Mulheres que cuidam, ensinam, pesquisam, coordenam serviços de saúde e de ensino, lideram e compõem entidades representativas da profissão; mulheres que são lideranças políticas, parlamentares, Secretárias Municipais de Saúde. Mulheres guerreiras que muitas vezes têm mais de um emprego para garantir a renda familiar; mulheres que lutam por uma assistência digna e melhores condições de trabalho; mulheres que fazem história e desempenham papel essencial para a saúde dos brasileiros.

Em nome de todas essas mulheres, que representam cerca de 90% da força de trabalho da Enfermagem, o Coren/SC elencou uma profissional de Enfermagem de cada área de trabalho para homenagear as mais de 46 mil Enfermeiras, Técnicas e Auxiliares de Enfermagem de Santa Catarina.

“Homenagear as mulheres profissionais de Enfermagem é reconhecer o trabalho essencial para a saúde e a contribuição da profissão na luta de libertação, autonomia e igualdade de direitos”, citou a Presidente do Coren/SC, Enfermeira Msc. Helga Bresciani, que abordou essa questão histórica da participação das Enfermeiras, Técnicas e Auxiliares de Enfermagem no artigo “Perspectiva Social das mulheres profissionais de Enfermagem na organização da sociedade e da interdisciplinaridade”, texto produzido especialmente para esta data.

Confira as homenageadas

Vera GuidiniMulher profissional de Enfermagem – Assistencial – Auxiliar de Enfermagem – Vera de Fátima Guidini

Por sete anos Vera de Fátima Guidini, atuou como atendente de Enfermagem no Rio Grande do Sul. A paixão pela profissão a levou a cursar o Curso de Auxiliar de Enfermagem na Escola de Auxiliar de Enfermagem São Vicente de Paula, em Passo Fundo (RS). Ao concluir os estudos em 1988, mudou-se para a Grande Florianópolis, quando começou a trabalhar como Auxiliar de Enfermagem no Hospital Governador Celso Ramos, na capital catarinense, onde se aposentou em 2013. Paralelamente, atua desde 1993 como Auxiliar de Enfermagem do Hospital Universitário Professor Polydoro Ernani de São Thiago. Atualmente, exerce atividade de Auxiliar de Enfermagem no Alojamento Conjunto – Maternidade da instituição e cursa Graduação em Gestão Ambiental.

 
 
 

Eliane Cândida Martins_final_pngMulher profissional de Enfermagem – Assistencial – Técnica de Enfermagem e Enfermeira – Eliane Cândida Martins

Enfermeira, graduada em 2013 pelo Centro Universitário Estácio de Sá – SC. Possui Curso Técnico de Enfermagem – Advance (2004). Tecnólogo em automação em serviços executivos (2005). Experiência na área de Enfermagem, com ênfase em UTI e Emergência, Clínica Médica e Saúde da Mulher. Membro do Grupo Práxis: Grupo de estudos sobre Trabalho, Cidadania, Saúde e Enfermagem. Supervisora de Enfermagem na Clínica Bionuclear. Enfermeira na Unidade Clínica Cirúrgica da SOS Cardio. Atuou mais de 10 anos como Técnico em Enfermagem.

 
 
 

Carmen-Zanotto_final(1)Mulher profissional de Enfermagem – Parlamentar – Deputada Federal Carmen Zanotto

Carmen Zanotto é graduada em Enfermagem e Obstetrícia, pela Faculdade Alto Uruguai Catarinense. Tem especializações em Administração Hospitalar na Faculdade São Camilo/SP, em Saúde Pública UNAEP/SP, em Recursos Humanos pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC. Desenvolveu por muitos anos atividades como Enfermeira. Foi Secretária Municipal de Saúde de Lages, vereadora também em Lages. Entre 2003 e 2010 foi nomeada Secretária Adjunta de Estado da Saúde, ocupando por várias vezes o cargo de Secretária de Estado da Saúde, sendo a primeira mulher ocupando a pasta no Estado. Entre 2011 e 2014 foi Suplente de Deputado Federal. Atualmente é Deputada Federal.

 

Ana Paula LimaMulher profissional de Enfermagem – Parlamentar – Deputada Estadual Ana Paula Lima

Ana Paula Lima está, atualmente, no quarto mandato como Deputada Estadual na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc). A parlamentar tem como principais bandeiras a luta pela moralidade pública, saúde de qualidade, condições dignas de trabalho para homens e mulheres, o fim das desigualdades e preconceitos de gênero, raça e classe social. Enfermeira de profissão, Ana Paula é uma das grandes lideranças femininas na política catarinense, tendo estado à frente do movimento que originou a Bancada Feminina na Alesc. Primeira mulher eleita deputada estadual por Blumenau, Ana Paula também foi a primeira mulher a assumir a presidência da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (entre os anos de 2007 e 2008). Na Assembleia Legislativa, Ana Paula participa de várias comissões e fóruns, tendo sido eleita presidente do Fórum Permanente de Solidariedade e pela Reconstrução das Cidades Atingidas pelas Enchentes e Deslizamentos, em 2008, por ocasião das catástrofes climática que atingiram Santa Catarina.

Maria Salete LourençoMulher Profissional de Enfermagem – Vice-Prefeita de Ponte Alta do Norte Maria Salete
Lourenço

Maria Salete Lourenço teve o primeiro contato com o exercício profissional da Enfermagem quando atuou como recepcionista de uma Unidade Básica de Saúde do município de Ponte Alta do Norte em 1992. Naquele momento ela percebeu que era aquela a profissão que gostaria de exercer. Formou-se em Auxiliar de Enfermagem (Escola Juscelino Kubitschek, em Curitibanos), depois em Técnico de Enfermagem (na Escola Cassimiro de Abreu, Curitibanos) e assim que a região recebeu curso de Graduação em Enfermagem (UNC, em Caçador), matriculou-se, uma rotina diária de 3h no transporte coletivo de Ponte Alta do Norte até Caçador, depois o mesmo trajeto de volta. Neste período, atuou como Auxiliar e Técnica de Enfermagem na unidade onde começou como recepcionista. Funcionária pública de carreira, Maria Salete assessorou em várias gestões os Secretários Municipais de Saúde de Ponte Alta do Norte, e exerceu interinamente o cargo de Secretária de Saúde do Município. Atualmente, é a Vice-Prefeita de Ponte Alta do Norte.

 
 
 

Mariza Schiessl_finalMulher Profissional de Enfermagem – Vereadora de Bela Vista do Toldo Mariza Schiessl

Vereadora da Câmara Municipal de Bela Vista do Toldo, município do Planalto Norte catarinense, Mariza Schiessl é Graduada em Enfermagem pela Universidade do Contestado (UNC – Canoinhas – 2007). Mariza tem Pós-Graduação em Estratégia de Saúde da Família (UNA-SUS-UFSC-2011) e cursa especialização em Educação Permanente em Saúde. De 2013 a 2014, foi articuladora de Educação Permanente em Saúde na Secretaria de Saúde de Bela Vista do Toldo. Em 2013, exerceu a tutoria do Curso de “Saúde mental crack e outras drogas”, voltado para Agentes Comunitários de Saúde e Técnicos de Enfermagem dos municípios do Planalto Norte de Santa Catarina. No ano de 2012, exerceu a tutoria do curso “Cuidar de Quem Cuida” para Agentes Comunitários de Saúde e Técnicos de Enfermagem dos municípios de Canoinhas e Três Barras. De 2011 a 2012, coordenou as equipes de saúde da Família e Atenção Básica da Secretaria Municipal de Bela Vista do Toldo. Durante os anos de 2010 e 2011, atuou como professora do curso de Técnicos de Enfermagem da Escola Juscelino Kubitschek. De 2002 a 2009, trabalhou como Técnica de Enfermagem na Unidade de Saúde de Bela Vista do Toldo, mesmo local onde teve o primeiro contato profissional, quando foi estagiária em 2001. De 2002 a 2003, exerceu a função de Técnica de Enfermagem da Fundação Hospitalar de Três Barras.

Maria Ligia dos Reis BellaguardaMulher profissional de Enfermagem – Associativista Maria Lígia dos Reis Bellaguarda

Doutora em Enfermagem pelo Programa de Pós-Graduação da UFSC em 2013, com a Tese Nexos e circunstâncias na história do Conselho Regional de Enfermagem em Santa Catarina (1975 – 1986). Mestre em Enfermagem pela UFSC, com a Dissertação Vida-morrida, morte-vivida: uma abordagem do cuidado transdimensional no domicílio, em 2002 em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis, em 1987. Especialista em Saúde Pública pela Faculdade São Camilo, 1991. Bolsista CAPES REUNI na Universidade Federal de Santa Catarina setembro de 2012 a maio de 2013. Doutorado Sanduiche na Lawrence S. Bloomberg Faculty of Nursing- University of Toronto, de março a setembro de 2012. Membro do Grupo de Estudos da História e do Conhecimento de Enfermagem e da Saúde (GEHCES/UFSC). Presidente da Associação Brasileira de Enfermagem -Seção Santa Catarina Gestão 2013-2016. Membro efetivo da Associação Brasileira de Enfermagem – Seção Santa Catarina, Diretora Científico-Cultural na gestão 2001-2004 e Secretária Geral na gestão 2004-2007. Assessora da Câmara Técnica do Conselho Regional de Enfermagem de Santa Catarina (Coren-SC) de 2009-2012. Coordenadora do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade do Vale do Itajaí- Campus Biguaçu-UNIVALI/SC de 2003 a 2012. Docente do Centro Universitário Estácio de Sá – Santa Catarina desde 2011. As áreas de interesse são: concepções teóricas, História da Saúde e da Enfermagem, Tecnologias do cuidado em Enfermagem, Processo de trabalho em Enfermagem e saúde, Processo de viver e morrer.

Edileuza Garcia Fortuna_finalMulher profissional de Enfermagem – Sindicalista Edileuza Garcia Fortuna

A Auxiliar de Enfermagem Edileuza Garcia Fortuna é servidora pública estadual há 21 anos. Iniciou a carreira profissional no Hospital Regional Dr. Homero de Miranda Gomes (1994-2000) e mais tarde foi transferida para o Hospital Florianópolis. Atualmente, preside o Sindicato dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Saúde Público Estadual e Privado de Florianópolis (Sindsaúde/SC).

Maria Tereza Brasil ZaniniMulher profissional de Enfermagem – Gestora Municipal de Saúde Maria Tereza Brasil Zanini (Secretária Municipal de Saúde de Balneário Rincão)

Maria Tereza Brasil Zanini possui graduação em Enfermagem e Obstetrícia pela Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL) (1979). Possui especialização em Saúde Pública pela Universidade Federal de Santa Catarina/Escola Nacional de Saúde Pública/Fio Cruz. Atualmente professora titular da Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC) no Curso de Enfermagem, atuando principalmente nos seguintes temas: Saúde do Adulto, Semiologia e Semiotécnica, Patologia e Unidades Críticas. Enfermeira da Secretaria de Estado da Saúde/SC, desempenhando as funções no Serviço de Vigilância Epidemiológica. Desempenhou cargo de Gerência de Enfermagem em Hospital de médio porte e Unidades Básica de Saúde. Tem experiência em cargo eletivo de Secretária Municipal de Saúde em Cocal do Sul, Morro da Fumaça e atualmente Balneário Rincão.

 

Maria Elizabeth KlebaMulher profissional de Enfermagem – Professora Maria Elisabeth Kleba

Maria Elisabeth Kleba possui Graduação em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Catarina (1981), Mestrado em Enfermagempela Universidade Federal de Santa Catarina (1992), Doutorado em Filosofia – Universität Bremen (2000), convalidado pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UFSC, especialização em Ativação de Mudanças na Formação Profissional em Saúde pela ENSP/Fiocruz (2006) e Pós-Doutorado em Enfermagem pela Universidade
Federal de Santa Catarina (2012). Atualmente é professora do Curso de Graduação em Enfermagem, do Mestrado Profissional em Políticas Sociais e Dinâmicas Regionais e do Mestrado em Ciências da Saúde da Universidade Comunitária da Região de Chapecó – Unochapecó. Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Gestão de Políticas Públicas, bem como na área da Educação, com ênfase no Ensino em Saúde e em Enfermagem, atuando principalmente nos seguintes temas: planejamento e gestão em saúde; participação comunitária, empoderamento e controle social; educação e ensino na saúde e em Enfermagem. Coordena o Grupo de Pesquisa em Políticas Públicas e Participação Social e os projetos aprovados pela Unochapecó nos editais do Ministério da Saúde: Pró-Saúde e Pró-PET-Saúde. É Sub-coordenadora do Projeto aprovado no edital da CAPES Pró-Ensino na Saúde, tendo como executora a UFSC e associadas à Unochapecó e à UFPA. É membro da Rede Internacional de Colaboração em Pesquisa-Ação Participativa em Saúde (ICPHR).

Denise-Pires(1)Mulher profissional de Enfermagem – Conselheira (gestões 2008-2011 e 2012-2014) Denise Elvira Pires de Pires

Graduada em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1977), Denise Elvira Pires de Pires tem Mestrado em Sociologia Política pela Universidade Federal de Santa Catarina (1988), Doutorado em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (1996), Pós-Doutorado na University of Amsterdam (2004). Atualmente é professora titular da Universidade Federal de Santa Catarina, atuando no Departamento de Enfermagem e Programa de Pós-Graduação em Enfermagem. É membro do grupo de Pesquisa PRAXIS: Trabalho, Cidadania, Saúde e Enfermagem. É membro do Conselho Editorial das revistas Texto & Contexto Enfermagem e Revista Brasileira de Enfermagem. Consultora ad-hoc de diversas revistas científicas, dentre elas Cadernos de Saúde Pública (FIOCRUZ), Revista Latino-Americana de Enfermagem (Ribeirão Preto) e Revista Gaúcha de Enfermagem. Desenvolve pesquisas nos seguintes temas: reestruturação produtiva e trabalho em saúde, história das profissões de saúde, organização do trabalho em saúde, processo de trabalho em saúde e enfermagem, saúde do trabalhador, políticas de saúde e enfermagem. Presidente da Associação Brasileira de Enfermagem- Seção SC, gestão 1986- 1989. Presidente do Conselho Regional de Enfermagem -SC, gestão 2008-2011, Conselheira na gestão 2012-2014. Pesquisadora CNPq 1D.

Geysa Georg SommerfeldMulher profissional de Enfermagem – Gerente de Enfermagem de instituição de saúde Geysa Georg Sommerfeld

Graduada em Enfermagem pela FEPEVI – Itajaí (atual UNIVALI) em dezembro de 1987, Geysa Georg Sommerfeld especializou-se em Administração Hospitalar, Cardiologia e Educação Profissional em Enfermagem. É Mestre em Desenvolvimento Regional. Trabalhou por mais de 14 anos no Hospital Santa Catarina em Blumenau, sendo sete anos na Função de Gerente de Enfermagem. Há 13 anos atua como Gerente de Enfermagem no Hospital Misericórdia de Vila Itoupava, também em Blumenau. Atua também como docente no Curso de Enfermagem da FURB desde o ano de 2003.

 
 
 
 
 

Marilete Maria dos Passos_finalMulher profissional de Enfermagem – Técnica de Enfermagem e Vacinadora Marilete Maria dos Passos

Marilete Maria dos Passos iniciou a carreira profissional como atendente de Enfermagem no Hospital Infantil Joana de Gusmão, em Florianópolis, no ano de 1974. Em 1981, forma-se como Técnica de Enfermagem (Colégio Coração de Jesus). Três anos depois de concluir o curso técnico, passa a trabalhar como Técnica de Enfermagem no hospital. Paralelamente, em 1985, é contratada como Técnica Complementar na Prefeitura Municipal de Florianópolis. No ano seguinte, presta concurso e é aprovada para a função de Técnica de Enfermagem da Prefeitura de Florianópolis. Em 2012, após 27 anos de dedicação, aposenta-se do serviço público estadual. Atualmente, atua como Vacinadora na Unidade Básica de Saúde Monte Cristo, em Florianópolis.

 
 
 

Silvia Corrêa CostaMulher profissional de Enfermagem – Coordenadora de Atenção Básica Silvia Corrêa Costa

Graduada em Enfermagem pela Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul/20012), Silvia Corrêa Costa tem Pós-Graduações em Saúde da Família e em Administração de Unidades Básicas de Saúde. Trabalha há 12 anos na Secretaria Municipal de Saúde de Urupema, sendo nove como Enfermeira da Estratégia de Saúde da Família. Atualmente atua como Enfermeira Gerente da Atenção Básica do município.

 

Beatriz Schumacher__Mulher Profissional de Enfermagem – Coordenadora de Curso de Enfermagem Beatriz Schumacher

Beatriz Schumacher possui Graduação em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Catarina (1983) e Mestrado pela Universidade Federal de Santa Catarina (2000). Atua desde 2008 como Coordenadora do Curso de Graduação em Enfermagem do BOM JESUS/IELUSC e Coordenadora da COREMU desde 2014 – Residência Multiprofissional com ênfase materno-infantil. Tem como áreas de estudo os seguintes temas: recém-nascido, aleitamento materno, saúde da criança, Neonatologia, saúde da mulher, exercício profissional e ética.

 

Maria Madalena CollaMulher profissional de Enfermagem – Socorrista Maria Madalena Colla

Maria Madalena Colla é graduada em Enfermagem na Universidade Federal de Santa Maria (1987) e Mestre em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2002). Especialista em Projetos Assistenciais em Enfermagem (UFSC, 1997) e Especialista em Metodologia do Ensino Superior (URCAMP, 1994). Possui curso de Aperfeiçoamento de Formação de Facilitadores de Educação Permanente em Saúde (ENSP, 2008), Capacitação no SAMU (ESP -SC, 2006) e Formação de Educadores Populares na Perspectiva Freiriana (Instituto Paulo Freire, 2008). Atuou como Professora visitante no Curso de Especialização em Urgência (UNC – Concórdia, SC, 2006, 2007 e 2010); como Enfermeira de Atendimento Pré-Hospitalar no SAMU 192 da Mesorregião do Planalto Serrano SC na unidade de suporte avançado (USA) e coordenadora administrativa nesse serviço por três anos. Tem experiência na área de Enfermagem, nos serviços de UTI, Centro cirúrgico e Central de Material e Esterilização, Urgência e Emergência, Saúde Mental, Unidades de Internação Hospitalar, Supervisora de Enfermagem; e responsável técnica na Gerência do serviço de Enfermagem e dos resíduos hospitalares na área hospitalar. Atualmente, atua na docência no Centro Universitário Unifacvest (Lages, SC) no Curso de Enfermagem e de Pós-Graduação em Urgência e em Saúde da Família e coordena o serviço de Enfermagem do Samu da Central de Regulação de Lages (SPDM).

Mercedes TrentiniMulher profissional de Enfermagem – Pesquisadora Mercedes Trentini

Enfermeira Professora na Universidade Federal de Santa Cataria (UFSC). Graduada pela Escola de Enfermagem Alfredo Pinto, Rio de Janeiro. Especialista em Condições Crônicas Renais pela University of California San Francisco (UCSF). Mestre em Saúde do Adulto pela UFSC e Doutora em Enfermagem pela University of Alabama at Birmingham –UAB. Fundadora do Núcleo de Estudos e Assistência em Enfermagem e Saúde às Pessoas em Condição Crônica (NUCRON) com a valiosa participação da Professora Denise Guerreiro. Idealizou, em parceria com Professora Lygia Paim, um novo método de pesquisa denominado Pesquisa Convergente Assistencial (PCA) que está tendo ampla aceitação dos profissionais de Enfermagem. Atuou como Professora visitante na Universidade Federal de Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), na Universidade Federal do Paraná (UFPR), na Universidade do Contestado (UnC) – Campus de Concórdia, e na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR).

EdnaCamiloMulher profissional de Enfermagem – Enfermeira Fiscal Edna Silva Camilo

A Enfermeira Fiscal Edna Silva Camilo é graduada em Enfermagem da Unesc (Criciúma 2005), especialista em Saúde do Trabalhador (Unesc – 2009), formada também como Técnica de Enfermagem (2002) e Auxiliar de Enfermagem (2000). Exerce a função de Enfermeira Fiscal do Coren/SC desde 2007. Antes, atuou como Enfermeira assistencial na Clínica Ciência, no município de Palhoça (2006 a 2007), e de 2000 a 2006 exerceu a profissão como Auxiliar e Técnica de Enfermagem no Hospital São João Batista e na Clínica Clion, ambos em Criciúma.

 
 
 
 

Daniela_F_JoraMulher profissional de Enfermagem – Empreendedora Daniella Farinella Jora

Enfermeira. Mestre em Saúde e Gestão do Trabalho. Especialista em Saúde Pública, Especialista em Saúde Mental Coletiva, Especialista em Gestão Educacional e Especialista em Docência para Educação profissional. Possui experiência como Docente em Educação Profissional, Graduação e Pós-Graduação no segmento da saúde, além de Enfermeira da Estratégia Saúde da Família. Atualmente é responsável Estadual do Eixo Ambiente e Saúde do Senac/SC, que contempla orientação técnica para 20 unidades do Senac que atuam nos diversos segmentos da saúde. Tem trabalhado no desenvolvimento de Tecnologia Educacional para Enfermagem, como Docente de Pós-Graduação e representante da Câmara Técnica de Educação e Legislação Profissional do Coren/SC.

 
 
 
 

Janete-Elza-FelisbinoMulher profissional de Enfermagem – membro de Comissão de Ética do Coren/SC (2009-2012)Janete Elza Felisbino

Janete Elza Felisbino possui graduação em Enfermagem e Obstetrícia pela Universidade do Sul de Santa Catarina (1979), Especialização em Planejamento e Gerência de Serviços de Saúde, Mestrado em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Catarina (1990) e Doutorado em Ciências Empresariais pela Universidade do Museu Social Argentino (2010). Atualmente é professora titular da Universidade do Sul de Santa Catarina, na área de Políticas Públicas, Planejamento em Saúde, Empreendedorismo em Saúde e Membro da Comissão Legal. Em 2008, foi eleita para Conselheira Regional de Enfermagem do Coren/SC, ocupando o cargo de Coordenadora da Comissão de Ética. Em 2010, foi reeleita para Conselheira Regional de Enfermagem do Coren/SC, ocupando o cargo de Secretária e coordenadora da Câmara Técnica. Representa o Coren/SC no Conselho Municipal de Saúde de Tubarão/SC e no Conselho Estadual de Saúde de Santa Catarina. Atua como assessora/consultora na área de Projetos, Planejamento Estratégico em Saúde, Ética e Empreendedorismo.

 
 
 

Zeni_finalMulher profissional de Enfermagem – membro de Comissão de Ética de Enfermagem em instituição de saúde Zeni Aparecida dos Santos

Graduada em Enfermagem pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (Campus Videira), Zeni Aparecida Santos da Silva tem especializações em “Cardiologia Básica e Avançada” (Pontifícia Universidade Católica do Paraná) e em “Enfermagem em Cardiologia e Hemodinâmica” (Faculdade de Enfermagem do Hospital Israelita Albert Einstein – SP). Enfermeira do Hospital e Maternidade São Miguel, na cidade de Joaçaba, Zeni integra também a Comissão de Ética de Enfermagem da instituição.

 
 
 

Maria ItayraMulher profissional de Enfermagem – Doutora Maria Itayra Coelho de Souza Padilha

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Catarina (1978), Mestrado em Enfermagem pela EEAN/Universidade Federal do Rio de Janeiro (1987), Livre Docência em Exercício da Enfermagem pela UNIRIO/RJ (1991) e Doutorado em Enfermagem pela EEAN/Universidade Federal do Rio de Janeiro (1997). Foi coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina no período de janeiro de 2003 até dezembro de 2006. Atualmente é professora Titular do Departamento de Enfermagem da UFSC e do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem. Chefe do Departamento de Enfermagem desde outubro de 2013 até outubro de 2015. Está como Editora da Revista Texto & Contexto Enfermagem desde agosto de 2010. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em História da Enfermagem. Atua nas linhas de pesquisas História da Saúde e Enfermagem e Educação em Saúde e Enfermagem, pesquisando principalmente os seguintes temas: ensino da historia da enfermagem, enfermagem pré-profissional, gênero, educação em saúde, enfermagem em saúde do adulto, reforma psiquiátrica e ética. Tem livros e capítulos de livros nacionais e internacionais e vários artigos publicados em periódicos nacionais e internacionais. E membro de conselho editorial e consultora Ad hoc de vários periódicos no Brasil, América Latina e Canadá. Pós-Doutora em História da Enfermagem pela Lawrence Bloomberg Faculty of Nursing at University of Toronto. Adjunct Professor at Lawrence Bloomberg Faculty of Nursing at University of Toronto/Canada. Pesquisadora do CNPq -1A.
Heloísa Beatriz Machado_finalMulher profissional de Enfermagem – Mestre Heloísa Beatriz Machado

Heloisa Beatriz Machado possui Graduação em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Catarina (1981) e Especializações em Saúde Pública pela Universidade de Ribeirão Preto, UNAERP (1984) e em Formação de Ativadores de Processos de Mudanças pela Fundação Oswaldo Cruz, FIOCRUZ (2006). Mestrado em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Catarina (1995). Atualmente é professora titular da Universidade do Vale do Itajaí e Coordenadora do Curso de Graduação em Enfermagem, período 2007-2015. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Administração em Enfermagem em Saúde Coletiva, atuando também na pesquisa principalmente nos seguintes temas: acolhimento estressores e enfrentamento, diagnóstico de saúde, violência e família.

Mês de luta das mulheres profissionais de Enfermagem

O Coren/SC lembra que a luta das mulheres profissionais de Enfermagem continua. Acesse este link e manifeste-se aos Deputados Federais pelos projetos de interesse da profissão.