Diretor do Ministério da Saúde destaca os bons números da Saúde da Família em Santa Catarin

O secretário interino estadual da Saúde, Murillo Capella, e o superintendente de Gestão e Planejamento da Secretário de Estado da Saúde, Clécio Espezim, receberam em audiência nesta segunda-feira (30) à tarde o diretor do Departamento de Atenção Básica do Ministério da Saúde, Eduardo Alves Mello.

No encontro, que durou cerca de uma hora, o dirigente destacou o alto índice da Estratégia Saúde da Família e a parceria estabelecida do Estado com os municípios. Hoje, Santa Catarina tem 78% de cobertura do projeto, com 1.650 equipes de saúde da família e 980 para saúde bucal. O percentual é o maior entre os estados do Sul e está acima da média nacional, que está na faixa de 60%.

No encontro também foram discutidas as diretrizes adotadas pelo Estado e os objetivos de fortalecimento da rede, com maior resolutividade e maior número de equipes. “Foi uma reunião muito boa, na qual o diretor do Ministério da Saúde nos parabenizou pelo desenvolvimento do programa aqui no Estado e ressaltou os números apresentados na semana passada, em Brasília, no Fórum de Atenção Básica, quando Santa Catarina também foi destaque no Programa de Melhoria de Acesso à Atenção Básica”, observou Espezim.Também participaram da reunião na Secretaria de Estado da Saúde a gerente de Coordenação da Atenção Básica, Lizete Contin; e a coordenadora de Planejamento e Avaliação da Atenção Básica, Mirvaine Panizzi.

Fonte: Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina