Hospital Maicê, em Caçador, forma a primeira Comissão de Ética de Enfermagem da instituiçã

Em busca de certificações em traumatologia e cirurgia cardíaca, o Hospital Maicê, em Caçador, está reestruturando toda a instituição. Uma das ações da nova política administrativa foi a implantação, em março, da primeira Comissão de Ética de Enfermagem do Hospital. “Nós sempre almejávamos implantar a Comissão de Ética de Enfermagem, pois sabíamos da importância dela para contribuir com a excelência dos serviços. Agora, com a sensibilização do Coren/SC e com a vontade dos profissionais de Enfermagem conseguimos”, comentou o Gerente de Enfermagem do Hospital Maicê, Edevar Tomiozzo.

IMG_1046
A Comissão de Ética de Enfermagem da instituição tem como principal atribuição: orientar a equipe de Enfermagem sobre o comportamento ético-profissional, divulgando o Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem e as demais normas disciplinares e éticas do exercício profissional. “A Comissão tem papel preventivo, atuando na orientação dos profissionais de Enfermagem para zelar pelo exercício ético dos Enfermeiros, Técnicos e Auxiliares de Enfermagem. Percebemos que as atividades desenvolvidas pela Comissão melhoram inclusive o relacionamento interpessoal entre os trabalhadores”, ponderou a Enfermeira Fiscal do Conselho Regional de Enfermagem de Santa Catarina (Coren/SC) – Subseção Caçador, Laryssa Inoue. “A Comissão também deve averiguar se as condições oferecidas pela entidade e sua compatibilidade com o desempenho ético-profissional”, complementou a Conselheira Maria do Carmo Vicensi. “A atuação da Comissão favorece os serviços de Enfermagem, contribuindo para a capacitação da equipe e consequentemente traz melhorias para a instituição, para os próprios profissionais de Enfermagem e para a sociedade”, avaliou o Gerente de Enfermagem do Hospital Maicê.

As irregularidades ou infrações detectadas devem ser comunicadas por escrito ao Coren/SC. Sempre que necessário a Comissão de Ética de Enfermagem da instituição solicita assessoramento à Comissão de Ética de Enfermagem do Coren/SC.

Os profissionais de Enfermagem do Hospital Maicê representam aproximadamente 50% do total de trabalhadores da instituição. Os membros da Comissão de Ética de Enfermagem do Hospital Maicê foram eleitos para desenvolver as atividades no período de 9 de março de 2015 a 8 de março de 2018.

IMG_1064
Confira os membros da Comissão de Ética de Enfermagem do Hospital Maicê
Membros Efetivos
Enfermeira Elizângela de Liz Leite – Coren/SC 246.510
Técnica de Enfermagem Mael Y. Ribeiro – Coren/SC 867.519 – TE
Auxiliar de Enfermagem Marli Nazario – Coren/SC 343.896 – AE

Membros Suplentes
Enfermeira Tatiane Aparecida Subtil – Coren/SC 359.809
Técnica de Enfermagem Sandra Kunzel Carvalho – Coren/SC 580.084 –TE
Auxiliar de Enfermagem Cirene de Fátima de Ramos – Coren/SC 190.918 – AE