Dimensionamento do quadro de profissionais de Enfermagem é tema de Oficina, em Blumenau

Nas inspeções do Conselho Regional de Enfermagem de Santa Catarina (Coren/SC) às instituições onde trabalham profissionais de Enfermagem os Enfermeiros Fiscais solicitam a apresentação do cálculo de dimensionamento de pessoal, conforme Resolução Cofen nº 293/2004. Diante da importância da realização do cálculo, o Coren/SC está realizando Oficinas de Dimensionamento de Pessoal em todas as regiões do Estado. Em Blumenau, a atividade aconteceu no final de março na Furb para aproximadamente 30 pessoas, entre profissionais e estudantes de Enfermagem.

11117766_10206123331503503_1424773213_n
“Por que dimensionar o quadro de profissionais de Enfermagem?, questionou o Enfermeiro Fiscal Daniel Matias Ghizoni aos participantes e respondeu: “o dimensionamento adequado possibilita estruturar os processos de trabalho, implantar todos os passos da Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) para melhorar a segurança do paciente; diminuindo a sobrecarga de trabalho”. A Enfermeira Fiscal Francine de Mattos Evaldt complementa: “também auxilia os Gerentes de Enfermagem a planejar, programas e controlar as ações de Enfermagem; e o Gestor e os usuários oferecer serviços com excelência e livre de imperícias”.

Após as explicações dos parâmetros estabelecidos para o cálculo, os participantes foram convidados a colocar os ensinamentos em prática, executando o dimensionamento em situações fictícias.

11132104_10206123331823511_402925581_n
A Gerente de Enfermagem do Lar Santa Clara, Enfermeira Marly Gonçalves Starick, conhecia a Resolução que trata do Dimensionamento, mas tinha dúvida sobre o sítio funcional e por isso resolveu participar da Oficina. “A Oficina foi muito boa. Esclareceu minhas dúvidas. Agora, já até elaborei o cálculo de dimensionamento de pessoal da instituição onde trabalho e apresentei ao Enfermeiro Fiscal do Coren/SC”, comentou a Enfermeira dias depois.