Enfermeiras Fiscais de Chapecó ensinam com exercícios práticos como calcular o dimensionamento de pessoal de Enfermagem nas unidades assistenciais

Como executar os cálculos para Dimensionamento de Pessoal de Enfermagem? Apesar de conhecerem a Resolução Cofen nº 293/2004, que estabelece parâmetros para o dimensionamento, muitos profissionais de Enfermagem apresentam dúvidas para aplicar esse cálculo na realidade da instituição onde trabalham.

Para capacitar os profissionais de Enfermagem para os cálculos, o Conselho Regional de Enfermagem de Santa Catarina (Coren/SC) vem realizando Oficinas de Dimensionamento de Pessoal em todas as regiões do Estado. Em Chapecó, a Oficina, na quarta-feira (15), reuniu profissionais de Enfermagem no Centro de Estudos do Hospital Regional do Oeste.

“A Oficina explica as bases da Resolução Cofen nº 293/2004 e depois foca na resolução de exercícios semelhantes à realidade, mas com instituições fictícias. Depois, ainda convidamos os participantes para desenvolverem em equipe cálculos para unidades assistenciais simuladas”, explanou a Enfermeira Fiscal da Subseção Chapecó Ângela Toqueto.

IMG_0192
“Executar o dimensionamento de pessoal é fundamental para prever a quantidade de funcionários por categoria para suprir as necessidades de assistência de Enfermagem prestadas aos usuários, garantindo a segurança e a qualidade da assistência”, complementou a Enfermeira Fiscal da Subseção Chapecó Carolise Ana Basso.

Para a participante Angelina Galupo, Coordenadora de Enfermagem do Unidade de Pronto Atendimento 24h de Chapecó, a Oficina foi extremamente proveitosa. “Foi uma atividade bem prática. O Coren/SC havia solicitado o dimensionamento para unidade assistencial que eu coordeno, mas como eu tinha algumas dúvidas, resolvi participar da atividade. Agora, estou pronta para executar o cálculo”.
Confira algumas perguntas e respostas abordadas na Oficina de Dimensionamento de Pessoal

Por que dimensionar?

O dimensionamento adequado possibilita a implantação de todos os passos da Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE); diminui a sobrecarga de trabalho; favorece a estruturação dos processos de trabalho; e diminui o absenteísmo.

A quem compete a realização do cálculo?

Compete ao Enfermeiro estabelecer o quadro de profissionais de Enfermagem necessário para prestação da assistência de Enfermagem (artigo 7º, da Resolução Cofen nº 293/2004). Além disso, a Lei nº 7.498/1986, em seu artigo 11º, define que cabe privativamente ao Enfermeiro planejar, organizar, coordenar, executar e avaliar os serviços de Enfermagem.

Quando fazer o cálculo de dimensionamento?

– Anualmente na revisão do quadro de funcionário;
– Planejamento do quadro para uma nova unidade funcional;
– Ampliação ou redução da capacidade instalada;
– Quando solicitado pelo Coren/SC.

IMG_0196