Gincana cultural e atividades científicas animam acadêmicos de Enfermagem da UFSC para a 76ªSBEn

Do lado de fora do auditório do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal de Santa Catarina (Ufsc) já era possível sentir o entusiasmo dos acadêmicos de Enfermagem, por meio de palmas e gritos de guerra, minutos antes da abertura da 76ª Semana Brasileira de Enfermagem (76ªSBEn) na instituição na terça-feira (12 de maio). Ao entrar a impressão de animação se confirmava com balões coloridos e olas organizadas ao estilo de grandes competições esportivas.

A motivação dos acadêmicos para o evento foi impulsionada pela programação que mesclou gincana e atividades científicas. A gincana em um olhar superficial parceria uma brincadeira, mas na verdade a proposta traz lições fundamentais para a formação dos futuros Enfermeiros. ”A gincana trabalha outros conhecimentos, como habilidades para liderar e motivar; importância do trabalho em equipe e integração; e necessidade de planejar atividades especiais para datas importantes. Esses acadêmicos serão futuros líderes de outras equipes”, ponderou a professora Enfermeira Dra. Sílvia Maria Azevedo dos Santos.

DSCN4700A acadêmica da 6ª fase Milena Soares está participando neste ano pela primeira vez das atividades da Semana Brasileira de Enfermagem. “Percebemos a empolgação dos professores com essa gincana e programação e resolvemos inscrever o nosso grupo composto por quinze pessoas da 6ª fase e um da 8ª fase”, mencionou Milena, que é líder de uma das três equipes inscritas: a Nightingirls. O nome da equipe faz referência de forma descontraída ao sobrenome de Florence Nightingale, precursora da Enfermagem mundial.

Antes mesmo da abertura oficial da Semana na Ufsc, as equipes receberam duas tarefas: 1) produzir banner sobre a Semana da Enfermagem e 2) levar o maior número de pessoas à solenidade de abertura.

Com a temática “Enfermagem em defesa do SUS: construindo a 15ª Conferência Nacional de Saúde”, a 76ª edição da Semana objetiva a reflexão sobre propostas de Enfermeiros, Técnicos, Auxiliares e Estudantes de Enfermagem para as Conferências Municipais, Regionais, Estadual e Nacional de Saúde. “Os profissionais de Enfermagem têm papel imprescindível na construção das propostas das Conferências de Saúde, representamos mais de 50% dos trabalhadores da saúde”, argumentou a Chefe do Departamento de Enfermagem, Prof. Dra. Mara Ambrosina Vargas.

A Presidente do Conselho Regional de Enfermagem de Santa Catarina (Coren/SC), Enfermeira Msc. Helga Bresciani, destacou que, além das atividades na Ufsc, a programação da 76ª SBEn contempla Seminários Temáticos, preparatórios para as Conferências de Saúde, e Palestra “Ética nas Mídias Sociais para a Enfermagem”. “Precisamos discutir o que a Enfermagem vai defender nas Conferências de Saúde. Nós, Conselheiros do Coren/SC, e os Conselheiros do Cofen elencamos 15 diretrizes, e precisamos refletir com vocês essas diretrizes e estabelecer propostas. As proposições das Conferências de Saúde são norteadoras de políticas e programas de saúde, por isso a importância dos profissionais e estudantes de Enfermagem contribuírem”, reforçou o convite. O Seminário Temático de Florianópolis, assim como a Palestra Ética nas Mídias Sociais para a Enfermagem, serão realizadas no dia 20 de maio. O Seminário das 13h30min às 18h no Senac; e a palestra a partir das 19h na Fecomércio. Ambos têm inscrições gratuitas e on-line.

Inscreva-se para os Seminários Temáticos e para a Palestra “Ética nas Mídias Sociais para a Enfermagem”

DSCN4715
Além das autoridades já mencionadas, integraram a mesa de honra: o Diretor do Centro de Ciências da Saúde, Prof. Dr. Sérgio Fernando T. de Freitas; a representante da Coordenadação da Pós-Graduação em Enfermagem, Prof. Dra. Odalea Bruggemann; e a Diretora do Serviço de Enfermagem Hospital Universitário, Enfermeira Dra. Eliane Matos.

A solenidade de abertura foi seguida pela mesa-redonda “A Enfermagem em Defesa do SUS” abordada sobre três aspectos: “Contexto da Atenção Primária”, pela Enfermeira Esp. Elizimara Ferreira Siqueira (da Prefeitura Municipal de Florianópolis e Conselheira do Coren/SC); “Contexto Hospitalar”, pela Enfermeira Dra. Silvana Pereira (do Hospital Universitário); e na “Integração ensino x serviço”, pela Professora da Ufsc Dra. Jussara Gue Martine.

Como forma de incentivar a participação, a Professora Dra. Jussara Gue Martine citou a frase do educador e filósofo Paulo Freire: “Não é no silêncio que os homens se fazem, mas na palavra, no trabalho, na ação-reflexão”.

A programação da 76ª SBEn na Ufsc segue até o dia 15 de maio.

Sobre a 76ª Semana Brasileira de Enfermagem
Comemorada anualmente de 12 a 20 de maio, a Semana Brasileira de Enfermagem tem em Santa Catarina programação diversificada durante o mês de maio em todas as regiões do Estado. As atividades são uma promoção da Associação Brasileira de Enfermagem – Seção Santa Catarina (ABEn-SC), do Conselho Regional de Enfermagem de Santa Catarina (Coren/SC) em parceria com o Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), instituições de ensino e de saúde. Confira a programação completa aqui.