“O cuidado deve focar na saúde, e não na doença”, ensina a palestrante Enfermeira Dra. Maria Julia Paes Silva na abertura oficial da 76ª SBEn

Contando fatos do cotidiano e citando parábolas, a palestrante da Conferência de Abertura da 76ª Semana Brasileira de Enfermagem (76ªSBEn), Enfermeira Dra. Maria Julia Paes Silva (USP) levou os participantes a refletirem sobre a importância do cuidado da Enfermagem com amorosidade.

Maria Julia citou os novos meios de comunicação proporcionados pelo acesso à internet e questionou: “Evoluímos? Estamos mais educados? Esses questionamentos merecem reflexão. O acesso à informação não tem feito a gente se comunicar mais e melhor”, avaliou.

Como mudar essa realidade? “Consciência é a resposta. Precisamos recordar o que é importante: cada gesto, cada palavra pode alterar o meu dia e o dia de outras pessoas. Precisamos fazer o que é possível por quem está a nossa volta. E cuidar é o mais bonito que o ser humano pode fazer. E olhem: a nossa ação (dos profissionais de Enfermagem) é cuidar. Temos que ter a habilidade de agir amorosamente: ouvir, respeitar e não reduzir a dignidade das pessoas que chegam até nós, muitas vezes em momentos delicados”, argumentou.

DSCN4840
Para Maria Julia, o cuidar deve começar por si mesmo, incluindo corpo, intelecto e espírito; para então cuidar dos outros e do planeta. “O cuidar dos outros deve respeitar a individualidade de cada um. Estamos tratando de pessoas, e não de casos, coisas ou números”, frisou.

A palestrante explicou que o cuidar envolve: se interessar (olhar, escutar); se relacionar; e saber cuidar (técnica, procedimento adequado). O cuidado e as ações de Enfermagem não são isolados. “A gente não pode ser bom sozinho. Há uma equipe que precisa estar em sintonia”, ponderou.

Solenidade de abertura
A Conferência “Qual o tempo do cuidado?”, da Enfermeira Dra. Maria Julia Paes Silva, abriu oficialmente as atividades da 76ª SBEn em Santa Catarina. O evento, em São José iniciado na terça-feira (12 de maio) segue até sexta-feira (15 de maio). A atividade coincide com a 17ª Semana de Enfermagem do Instituto de Cardiologia de Santa Catarina e a 7ª Semana de Enfermagem da Estácio Santa Catarina.

A cerimônia foi de homenagens para profissionais de Enfermagem que contribuíram com a Enfermagem no Instituto de Cardiologia de Santa Catarina e no Hospital Regional Dr. Homero de Miranda Gomes e também de reforçar o convite para os Enfermeiros, Técnicos, Auxiliares de Enfermagem e estudantes participarem das discussões da Semana, que traz como temática: “A Enfermagem em Defesa do SUS: construindo a 15ª Conferência Nacional de Saúde”.

DSCN4813“Diante das inovações nos meios de informação, de comunicação, a abertura para o Brasil de relações educacionais em todo o mundo, necessitamos ainda da ampliação e da consolidação de condições de saúde e de trabalho em saúde concretas. Para tanto, as políticas públicas no que concerne suas diretrizes necessitam do efetivo controle social. E o controle social faz-se pela integração e compartilhamento entre os sujeitos que fazem e os que recebem saúde e os que estão gerindo os serviços com a finalidade de formular, implementar e controlar as política e ações de saúde. Aproveitamos a oportunidade para fazer um chamamento à população, à comunidade acadêmica e profissionais de saúde para participarem das discussões em todo o Estado acerca dos nossos direitos em saúde, o direito do povo brasileiro e assim exercermos a nossa cidadania”, exclamou a Presidente da Associação Brasileira de Enfermagem – Seção Santa Catarina, Enfermeira Dra. Maria Lígia dos Reis Bellaguarda.

Entre as atividades que serão realizadas na 76ª SBEn e contribuem para a discussão são os Seminários Temáticos.

DSCN4803
“O tema deste ano elencado pela ABEn está relacionado com a nossa vivência de trabalho, que é o Sistema Único de Saúde. Nós, da Enfermagem, somos em Santa Catarina mais de 50 mil profissionais de Enfermagem e a maioria trabalha no SUS. A Enfermagem precisa se posicionar, precisa dizer para os gestores o que quer e o que precisa em médio e em longo prazo. Nestes Seminários Temáticos, vamos discutir o que a Enfermagem vai defender nas Conferências de Saúde e será um ensaio para que em 2016 façamos as inéditas Conferências de Enfermagem aqui em Santa Catarina”, anunciou a Presidente do Coren/SC, Enfermeira Msc. Helga Bresciani.

DSCN4805
Além das Presidentes da ABEn-SC e do Coren/SC, compuseram a mesa de honra as seguintes autoridades: Reitor da Estácio SC, Rafael Vilarri; Diretor Geral do Instituto de Cardiologia de Santa Catarina (ICSC), Dr. Jamil Schneider; Diretor Geral do Hospital Regional Dr. Homero de Miranda Gomes (HRSJHMG), Dr. Pedro de Almeida Araujo; Gerente de Enfermagem do ICSC, Enfermeira Michela Bach; Gerente de Enfermagem do HRSJHMG, Enfermeira Luciana Galvão Paes da Rosa; Coordenadora do Curso de Enfermagem da Estácio SC, Enfermeira Ana Cristina Oliveira da Silva Hoffmann, e Presidente da Associação Amigos do Hospital Regional, Romualdo Leone Tiezerin.

A programação da 76ª SBEn em São José é uma promoção da ABEn-SC, do Coren/SC, do Cofen, do Instituto de Cardiologia de Santa Catarina, da Estácio SC e do Hospital Regional Dr. Homero de Miranda Gomes. Confira a programação completa aqui.