Conselheira do Coren/SC ressalta importância da Enfermagem para a construção da 15ª Conferência Nacional de Saúde, em palestra em Rio do Sul

“Como almejamos os serviços de saúde daqui a 1, 5, 10, 15 anos?”, questionou a Conselheira do Conselho Regional de Enfermagem de Santa Catarina (Coren/SC), Enfermeira Dra. Angela Maria Blatt Ortiga, em palestra para estudantes do curso Técnico de Enfermagem do Senac, em Rio do Sul. A atividade no dia 12 de maio, a convite do Senac, faz parte da programação oficial da 76ª Semana Brasileira de Enfermagem em Santa Catarina.

A reflexão sobre a pergunta da Conselheira é fundamental neste momento que antecede as Conferências de Saúde, evento que tem como principal objetivo aproximar a agenda reivindicatória da sociedade à agenda governamental.

IMG_3207

Nas conferências de saúde, os cidadãos podem elencar mudanças para melhorar o Sistema Único de Saúde (SUS). “A contribuição de cada pessoa produz melhorias no atendimento de saúde nas famílias, nas unidades básicas de saúde, nas maternidades e nos demais serviços do SUS. Os profissionais de Enfermagem, como maior categoria profissional da saúde, também têm muito a contribuir”, avaliou a palestrante.

Angela ressaltou que para 70% da população brasileira o Sistema Único de Saúde representa o único meio para assistência à saúde, mas os repasses de recursos para o sistema são poucos, cerca de 3,4% do Produto Interno Bruto (PIB). “Ampliar o financiamento da saúde, destinando no mínimo 10% das receitas brutas da união, é uma das propostas que podemos elencar nas Conferências de Saúde. Precisamos pensar em médio e longo prazo e estrategicamente”, defendeu.

A palestra da Conselheira foi um convite para o engajamento dos estudantes, futuros profissionais de Enfermagem, participem das Conferências de Saúde e contribuam para a melhoria do Sistema. “Quanto mais se aprende sobre o SUS mais se percebe o quanto precisamos dele e ao mesmo tempo conhecer e difundir o direito à saúde”, avaliou o professor do Senac, Enfermeiro Miqueias Luiz de Barros.