Seminário Temático em Caçador ressalta importância dos profissionais de Enfermagem participarem das Conferências de Saúde

A região de Caçador encerrou a série de Seminários Temáticos, realizados em todo o Estado no mês de maio, para preparar os profissionais e estudantes de Enfermagem para participarem das Conferências de Saúde. No Seminário Temático, os participantes elencaram propostas para defender nas Conferências de Saúde.

A atividade em Caçador iniciou com apresentação pela Presidente do Conselho Regional de Enfermagem de Santa Catarina (Coren/SC), Enfermeira Msc. Helga Bresciani, da importância do Sistema Único de Saúde e dos eixos temáticos que compõem as Conferências de Saúde. “Se quisermos fazer alguma proposta, temos que apresentar na Conferência Municipal de Saúde. Caso contrário, não constará na etapa estadual e nacional”, explicou Bresciani.

Imagem 482
Helga citou que foram nas Conferências de Saúde de 1986 que a proposta de democratização da saúde ganhou força. “Antes disso, o sistema de saúde contemplava só os trabalhadores. Mas e como ficavam as mulheres? E as crianças? A partir da mobilização dos cidadãos brasileiros foi que conseguimos garantir na Constituição Federal de 1988 a saúde como um direito do cidadão e dever do Estado”.

Após a explanação, os cerca de 60 participantes dividiram-se em três grupos para discutir propostas para serem apresentadas nas Conferências de Saúde. Os grupos debateram sobre a necessidade de garantir o direito universal à saúde e defender o SUS público, seguro e de qualidade; defender a formação continuada para o SUS; adotar a carga horária máxima de 30h semanais para a Enfermagem e para todas as categorias profissionais que compõem o SUS.

Imagem 505
Na avaliação da acadêmica de Enfermagem Anebiely Cordeiro, da 5ª fase da Uniarp, o Seminário Temático despertou o interesse pela participação nas Conferências de Saúde. “Eu não conhecia como funcionavam as Conferências de Saúde. Agora, estou bastante interessada em participar e defender os interesses da profissão em prol de um atendimento de qualidade para o cidadão”, comentou.

Para a professora da Uniarp Enfermeira Dayane Borille, o Seminário Temático representa oportunidade ímpar para a discussão da categoria rumo às Conferências de Saúde. “É a primeira vez que estou percebendo essa mobilização da categoria antes das Conferências de Saúde. Esse debate estimula a reflexão sobre a realidade e o pensamento crítico, posicionando os profissionais e estudantes de Enfermagem como agentes de transformação”, comentou.

Os Seminários Temáticos, preparatórios para as Conferências de Saúde, são uma promoção do Coren/SC com apoio do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) e da Associação Brasileira de Enfermagem – Seção Santa Catarina (ABEn-SC). Em Caçador, o Seminário teve o apoio da Uniarp. Além da Presidente do Coren/SC, prestigiaram o Seminário em Caçador: a Conselheira do Coren/SC Enfermeira Msc. Maria do Carmo Vicensi e as Enfermeiras Fiscais Ignês Balatka Weber e Laryssa Inoue.

O consolidado das propostas de todos os Seminários Temáticos será publicado no site do Coren/SC nos próximos dias.

Imagem 560_c