Encontro de Enfermagem da região Sul vai reunir mais de 400 profissionais em Curitiba

enfsulCom o tema “Segurança do Paciente na Prática Profissional”, será realizado nos próximos dias 18 e 19, na Universidade Positivo (UP), em Curitiba, o 17º Encontro de Enfermagem da Região Sul (17º EnfSul), voltado para profissionais de enfermagem e outros da área da saúde.

O 17º EnfSul visa promover a discussão do desenvolvimento de estratégias para a implementação da cultura de segurança do paciente nos vários ambientes de atenção à saúde/enfermagem. Para tanto, serão realizados cursos, conferências, mesas redondas e exposição de pôsteres, visando à atualização dos conceitos e das Normas Brasileiras para Segurança do Paciente e definição de estratégias para a implantação dos Núcleos de Segurança em serviços de saúde da Região Sul.

Promovido pela Associação Brasileira de Enfermagem Seção Paraná (ABEn-PR) e Rede Brasileira de Enfermagem e Segurança do Paciente (REBRAENSP/PR), com o apoio do Conselho Regional de Enfermagem do Paraná (Coren/PR) e Universidade Positivo, o evento ainda pretende Identificar responsabilidades ético-profissionais, legais e sociais dos profissionais da Enfermagem, em especial do enfermeiro, no desenvolvimento e disseminação da cultura de segurança do paciente nos diversos campos de atuação, desde o ensino, assistência, pesquisa até a gestão.

A abertura solene será realizada no dia 18, às 14 horas, no Bloco Azul da UP.

Programação – No primeiro dia do 17º EnfSul serão realizados os cursos “Programa Nacional de Segurança do Paciente: metas e protocolos”, a ser ministrado pela enfermeira da Secretaria de Saúde de Ponta Grossa, Mariane Cavalheiro, e pelo médico Leonardo Cavadas Soares, do Hospital Pequeno Príncipe, e “Notificação de Indicentes”, a cargo da enfermeira da Secretaria de Estado da Saúde do Paraná, Lúcia Helena Bisetto; a conferência “Construção da Cultura de Segurança do Paciente para a Prática da Enfermagem”, por Mariane Cavalheiro, coordenadora do Pólo da REBRAENSP no Paraná, sob a coordenação da presidente da ABEn-PR, Denise Faucz Kletemberg, e mesa redonda “Ensino e Pesquisa sobre Segurança do Paciente”, a ser desenvolvida pelas enfermeiras Maria Angélica Pizani, do Instituto Federal do Paraná (IFPR), e Elaine Drehmer de Almeida Cruz, da Universidade Federal do Paraná (UFPR). A coordenação do trabalho será da diretora da ABEn Nacional, Margarita Ana Rubin Unicovsky.

Na sexta-feira (19), sob a coordenação da presidente do Coren/PR, Simone Peruzzo, será realizada a mesa redonda “Segurança do paciente: responsabilidade legal e ética dos profissionais de saúde/enfermagem”, com a participação das enfermeiras Angela Maria B. Ortigão, Conselheira do Coren-SC, e Janyne Dayane Ribas, Conselheira do Coren/PR. O painel “Núcleo de Segurança do Paciente: como implantar?” será coordenado pela presidente da ABEn-SC, Maria Lígia Bellaguarda, pelas enfermeiras Luciane Aparecida Zanetti, do Hospital Nossa Senhora das Graças, e Vivian Patrícia Raksa, da Secretaria de Saúde do Paraná. Ainda haverá a mesa redonda “Sistematização da Assistência de Enfermagem e a segurança do paciente” coordenada pela diretora da ABEn-PR e da REBRAENSP/PR, Raymunda Viana Aguiar, que terá como debatedoras as enfermeiras Marcia Regina Cubas, da PUCPR e Comissão da Sistematização da Assistência de Enfermagem da ABEn Nacional, e Maritê Inês Argenta, de Santa Catarina.

Mais informações no site www.aben.eventos.com.br/17enfsul

Fonte: Conselho Regional de Enfermagem do Paraná