Acadêmicos da UFSC visitam Coren/SC para aula sobre papel das entidades representativas da Enfermagem

DSCN5818Para compreender melhor as atribuições de cada entidade representativa da Enfermagem, todo semestre os acadêmicos da 2ª fase da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) visitam o Conselho Regional de Enfermagem de Santa Catarina (Coren/SC).

A aula ministrada pela professora Felipa Amadigi, Presidente do Coren/SC na gestão 2012-2014, na quinta-feira (11 de junho), começou com as seguintes reflexões: “Que entidades representam a Enfermagem no Brasil? Todas têm a mesma função? E em Santa Catarina?”, questionou Amadigi.

DSCN5828Com debates e orientado pela professora, o grupo foi aprendendo as diferentes atribuições do Conselho Regional de Enfermagem, da Associação Brasileira de Enfermagem – Seção Santa Catarina (ABEn-SC) e dos Sindicatos. “O Conselho tem a função de normatizar, disciplinar e fiscalização a profissão; proceder a inscrição do profissional; e julgar os processos éticos. A Associação atua no desenvolvimento científico, político e cultural da categoria. Enquanto o Sindicato possui a atribuição de lutar por melhores condições trabalhistas”, resumiu Amadigi.

Para a Presidente do Coren/SC, Enfermeira Msc. Helga Bresciani, essa aproximação é fundamental para que os futuros profissionais percebam como cada entidade profissional pode contribuir para a profissão e ao mesmo tempo em que os acadêmicos vislumbrem também a sua participação como membro ou colaborador das entidades representativas.

Após as explicações, os acadêmicos conheceram as instalações da sede do Coren/SC, em Florianópolis.