Coren/SC faz Oficina de Dimensionamento de Pessoal para profissionais de Enfermagem da Associação dos Municípios do Entre Rios, no Oeste Catarinense

Conhecedora da importância do cálculo de dimensionamento de pessoal para a assistência de Enfermagem, a Presidente do Colegiado de Enfermeiros da Associação dos Municípios do Entre Rios (Amerios), a Enfermeira Mara Muller convidou as Enfermeiras Fiscais do Conselho Regional de Enfermagem de Santa Catarina (Coren/SC) – Subseção Chapecó para ministrar Oficina sobre o assunto.

Mara, que é Enfermeira da Secretaria Municipal de Saúde de São Miguel da Boa Vista, já havia participado da Oficina coordenada pelas Enfermeiras Fiscais do Coren/SC e conta que utilizou o cálculo como instrumento de negociação para ampliar o quadro profissional de Enfermagem no município. “Ao realizar o cálculo de dimensionamento de pessoal de Enfermagem para a instituição, conforme Resolução Cofen nº 293/2014, identificamos a necessidade de ampliar o quadro e aos poucos o município está avançando”, detalhou.

Nesta perspectiva, participaram da Oficina realizada em Maravilha 35 Enfermeiros dos 17 municípios da Associação. “Foi uma atividade muito produtiva, que certamente fortalecerá o nosso trabalho”, ponderou Mara.

A Oficina, ministrada pelo Conselho Regional de Enfermagem de Santa Catarina (Coren/SC), aborda aspectos legais para o cálculo do dimensionamento de pessoal e executa em conjunto e depois em grupos exercícios simulados para execução de dimensionamento em instituições de saúde fictícias. “O dimensionamento adequado de pessoal de Enfermagem é fator fundamental para que os Enfermeiros, Técnicos e Auxiliares de Enfermagem possam desenvolver assistência com qualidade e segurança ao usuário. Para o gestor/gerente de Enfermagem, mostra-se essencial para o planejamento, programação e priorização das ações de saúde a serem desenvolvidas”, frisou a Enfermeira Fiscal do Coren/SC – Subseção Chapecó Angela Toqueto.

Sobre a Amerios
A Amerios abrange 17 municípios situados entre o Rio das Antas e o Rio Chapecó, no Oeste Catarinense, são eles: Bom Jesus do Oeste, Caibi, Campo Erê, Cunha Porã, Cunhataí, Flor do Sertão, Iraceminha, Maravilha, Modelo, Palmitos, Riqueza, Romelândia, Saltinho, Santa Terezinha do Progresso, São Miguel da Boa Vista, Saudades e Tigrinhos. Esses municípios somam mais de 107 mil habitantes em 2.850 km².