Coren/SC aborda “Ética e Responsabilidade com o Trabalho” em palestra para profissionais de Enfermagem do Distrito Continente, em Florianópolis

Na Enfermagem, ética e responsabilidade no trabalho são imprescindíveis para assistência segura e de qualidade, pois os profissionais de Enfermagem lidam com vidas e relacionamento com o paciente, que está muitas vezes em situação de fragilidade ou vulnerabilidade. O assunto norteou a palestra ministrada no dia 18 de junho pelas Enfermeiras Fiscais do Conselho Regional de Enfermagem de Santa Catarina (Coren/SC) Karla Barzan (Coordenadora do Departamento de Fiscalização e Ética do Coren/SC), Livia Fortunato e Izabel Cristina Bezerra Cabral para Técnicos e Auxiliares de Enfermagem do Distrito Sanitário Continente, em Florianópolis.

DSCN6017
“As bases éticas do relacionamento Enfermagem – paciente estão: na virtude dos profissionais de Enfermagem; no sigilo profissional; no respeito aos direitos do paciente e no reconhecimento da dignidade humana”, explanou a Coordenadora do Departamento de Fiscalização e Ética do Coren/SC, Enfermeira Karla Barzan.

“Situações cotidianas integram as atitudes éticas, a exemplo de relacionamento eficiente com os demais colegas de trabalho, com os usuários e familiares, autonomia profissional, honestidade, respeito à diversidade de opinião e posição ideológica”, complementou a Enfermeira Fiscal do Coren/SC Lívia Fortunato.

As Enfermeiras ressaltaram que para o exercício ético-profissional os Enfermeiros, Técnicos e Auxiliares de Enfermagem devem seguir integralmente a Resolução Cofen nº 311/2007, que trata do Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem. “O Código apresenta princípios fundamentais da profissão, direitos, responsabilidades, deveres e proibições”, especifica a Enfermeira Fiscal Izabel Cristina Bezerra Cabral.
As palestrantes destacaram artigos do Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem e detalharam as consequências de atitudes não éticas. “O não cumprimento do dever/compromisso assumido profissionalmente pode resultar concomitantemente em responsabilidade: administrativa, ética, civil e penal”, frisou Karla Barzan.

A ética no ambiente virtual também foi abordada, conforme os artigos da Resolução Cofen nº 311/2007 foram apresentados. “As orientações do Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem se aplicam igualmente para a conduta nas mídias sociais”, explicou a Enfermeira Fiscal Livia Fortunato.

O encontro entre os Técnicos e Auxiliares de Enfermagem do Distrito Sanitário Continente, que engloba Centros de Saúde, Policlínica e Centro de Atenção Psicossocial para Álcool e Drogas (CAPSad) do lado continental do município de Florianópolis, acontece trimestralmente. “Considero essas reuniões fundamentais para capacitação profissional. Desta vez, sugerimos que fosse abordada a questão ética, fizemos contato com as Enfermeiras Fiscais do Coren/SC e a palestra foi muito boa. Acreditamos que quanto mais conhecimento tivermos melhor desempenharemos o nosso papel”, citou a Técnica de Enfermagem do Centro de Saúde Continente Wanderleia Trento.