Maternidade Carmela Dutra comemora 60 anos

A tradicional Maternidade Carmela Dutra, de Florianópolis, comemora 60 anos de atividades na próxima sexta-feira (3 de julho). Referência no atendimento à mulher e a recém-nascidos, as seis décadas serão comemoradas com uma semana inteira de debates em torno de temas como saúde e comportamento. O encerramento da programação será com uma missa rezada pelo padre Vilson Groh.

Inaugurada em 3 de julho de 1955, a Carmela Dutra foi a primeira maternidade pública de Santa Catarina. Iniciou as internações obstétricas em 1956 com 79 leitos, e sua administração foi entregue às irmãs da Divina Providência. Hoje é uma das 13 unidades administradas pelo governo do Estado, sendo dirigida pelo médico ginecologista e obstetra Ricardo Maia Samways.

Maia defende que a unidade está inserida no contexto não só de maternidade, mas de um hospital preocupado com a saúde das mamães e bebês. “Somos referência em boas práticas obstétricas e outros segmentos como gestação de alto risco, oncologia pélvica e mamária, reconstrução de mama e cirurgias ginecológicas”, completou o diretor.

Atualmente dispõe de 104 leitos destinados ao atendimento obstétrico, ginecológico, oncológico e neonatal com importantes serviços. Nascem aproximadamente 3,6 mil bebês por ano. O serviço de neonatologia é referência no atendimento aos recém-nascidos. Por mês ainda realiza cerca de mil atendimentos ambulatoriais, mil exames e em torno de 180 cirurgias.

A Maternidade Carmela Dutra é Centro de Referência Estadual em Saúde da Mulher, recebeu o Título de Hospital Amigo da Criança, possui certificação de Hospital de Ensino e, em 28 de maio de 2013, recebeu da Câmara de Deputados o Prêmio Dr. Pinotti – Hospital Amigo da Mulher. Em 2014, o banco de leite da unidade recebeu o certificado de excelência na categoria ouro da Fiocruz, ao qual concorre novamente este ano.

Confira o cronograma de atividades em comemoração aos 60 anos da Maternidade Carmela Dutra:

tabela2

Fonte: Secretaria de Estado da Saúde