Coren/SC e ABEn-SC iniciam curso de Formação de Liderança em Enfermagem, em Itajaí, em parceria com a Univali

“Não basta ser competente tecnicamente. Esse é quesito básico, mas não suficiente. Os profissionais devem ter habilidades também em outras dimensões”, disse o Professor e Enfermeiro Dr. Jorge Lorenzetti na abertura da 4ª edição do Curso de Formação de Lideranças em Enfermagem, no dia 7 de agosto, em Itajaí.

O objetivo do Curso, promovido pelo Conselho Regional de Enfermagem de Santa Catarina (Coren/SC) e pela Associação Brasileira de Enfermagem – Seção Santa Catarina (ABEn-SC) com apoio da Univali, consiste em instrumentalizar os participantes para desenvolver o espírito de liderança.

DSCN6860

DSCN6877“Precisamos de mais pessoas que defendam o Sistema Único de Saúde (SUS), a assistência a saúde de qualidade; de mais estudantes e profissionais de Enfermagem engajados nas lutas da Enfermagem; de mais profissionais de Enfermagem em cargos de gestão e na construção das políticas públicas”, ponderou a Presidente do Coren/SC, Enfermeira Msc. Helga Bresciani.

A Presidente da ABEn-SC, Enfermeira Msc. Maria Lígia dos Reis Bellaguarda,DSCN6891 lembrou a parceria de ações entre Coren/SC e ABEn-SC. “Desde 2008, ABEn-SC e Coren/SC trabalham em parceria para fortalecimento da profissão. Essa união de esforços já refletiu em muitas atualizações profissionais, a exemplo das Oficinas de POP e Protocolo, das atividades da Semana Brasileira de Enfermagem e das 4 edições do Curso de Formação de Lideranças em Enfermagem”, argumentou.

A realização do curso em Itajaí foi uma solicitação dos estudantes e profissionais de Enfermagem da região. “Buscamos desde 2014 esse curso e certamente vai atender as expectativas”, avaliou a Coordenadora do Curso de Graduação em Enfermagem, Enfermeira Msc. Heloisa Beatriz Machado. “No processo de formação em Enfermagem, sabe-se que se faz essencial o embasamento teórico-científico, porém a graduação não consegue atender todas as necessidades da profissão, visto questões de carga horária. Observamos essa formação extracurricular como de grande importância para o processo de formação em Enfermagem e para os já formandos oportunidade de contribuir com os conhecimentos já adquiridos”, avaliou a Presidente do Centro Acadêmico de Enfermagem, estudante Thiane Wosniak.

DSCN6878

O curso será realizado em nove encontros na Univali, de Itajaí, contemplando os seguintes conteúdos programáticos: “Saúde como Direito da Cidadania”, “O cenário constitucional: potencialidades e limites”; “Lutas político-profissionais”; “Representação e Participação Social, Política e Profissional: importância, desafios e enfrentamentos”, “Gestão e Liderança em Saúde e em Enfermagem e SUS”; “Enfermagem: processo de trabalho e profissão”, “Gestão de Conflitos”, “Comunicação” e “Bases Ético-Profissionais: Código de Ética e Código de Processos Éticos da Enfermagem”.

A aula inaugural, no dia 7 de agosto, contou com a conferência “Panorama Nacional e Internacional da Enfermagem”, proferida pela Enfermeira Dra. Angela Alvarez, Presidente da ABEn Nacional.
Angela detalhou sobre a formação em Enfermagem no Brasil no período da década das diretrizes curriculares 2011-2011. Neste período, percebeu-se a expansão da graduação em Enfermagem com aumento no número de cursos e número de vagas; privatização do ensino, mas apontou desafios como: a autorização de escolas para cursos de graduação à distância e a contratação de profissionais de Enfermagem na modalidade trainee sem respeitar experiência anterior e sem perspectiva de avanço.

DSCN6908

A Conselheira do Coren/SC Priscila Rodrigues da Cunha fará a coordenação local do curso, junto com os Diretores da ABEn – SC o Professor da Univali e Enfermeiro Msc. Dagoberto Mior de Paula; e a Professora da UNIVALI e Enfermeira Msc. Eleide Margaret Pereira Farrat. Na Coordenação Pedagógica, estão: o professor e Enfermeiro Dr. Jorge Lorenzetti; a Enfermeira Dra. Maria Lígia dos Reis Bellaguarda e a Enfermeira Msc Helga Regina Bresciani.

DSCN6935