Plenária do Cofen reprova quinze cursos de Enfermagem

Cursos presenciais avaliados pelo Cofen, em cooperação com o MEC, apresentaram diversas irregularidades, incluindo carga horária e campo de estágios insuficientes

A plenária do Cofen aprovou, nesta terça-feira (11/4), pareceres da Comissão de Avaliação MEC/Cofen sobre quinze cursos superiores de Enfermagem. Todos foram considerados insatisfatórios, apresentando irregularidades em um ou mais aspectos, incluindo a carga horária, tempo de integralização, campos de estágio e até coordenação por profissionais de outras áreas.

“Ressaltamos a preocupação com a formação desses enfermeiros. Encontramos matrizes curriculares em desacordo como a carga horária mínima estabelecida pelo MEC (Ministério da Educação) e oferta incompatível com os campos de estágios e experiências práticas de formação, em especial com o número excessivo de vagas em cursos noturnos”, afirmou a conselheira federal Dórisdaia Humerez, coordenadora da comissão, na 468ª Reunião Ordinária de Plenária (ROP).

O processo de avaliação pelo Cofen tem caráter consultivo, e é fruto de termo de cooperação firmando com o Ministério da Educação (MEC), responsável pela autorização dos cursos. O Cofen vetará o registro de instituições de ensino superior que não atendam a legislação vigente e os requisitos legais mínimos para a formação, incluindo a carga horária de 4.000 horas integralizadas em cinco anos.

Fonte: Conselho Federal de Enfermagem