PL 30h lidera pedidos populares na Câmara dos Deputados

Projeto que regulamenta a jornada de trabalho da Enfermagem foi o mais cobrado pela população no Disque-Câmara no 1º semestre de 2015

Com 100% de manifestações favoráveis, o Projeto de Lei 2.295/2000, que regulamenta a jornada de trabalho dos profissionais de Enfermagem em 30 horas semanais, foi o mais pedido na Central de Comunicação Interativa da Câmara dos Deputados no primeiro semestre de 2015.

Por meio do Disque-Câmara (0800 619 619) e Fale Conosco (faleconosco.camara.leg.br), a sociedade se mobilizou em apoio ao Projeto, defendido pelo Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) e pelas entidades representativas da Enfermagem.

O projeto de lei recebeu pareceres favoráveis em 2009 e, desde então, está pronto para votação no Plenário. A morosidade na votação prejudica os profissionais, com efeitos na Saúde Coletiva. Jornadas longas estão associadas a um aumento significativo dos erros cometidos por profissionais de Saúde.

“As condições de trabalho estão diretamente associadas à qualidade da assistência”, afirma o presidente do Cofen, Manoel Neri. “A luta pela regulamentação da jornada faz parte da nossa atuação em defesa da sociedade”.

Fonte: Conselho Federal de Enfermagem