Oficina discute políticas públicas à luz da pesquisa Perfil da Enfermagem

Cofen convida presidentes dos Conselhos Regionais, conselheiros federais e coordenadores da Câmaras Técnicas para debater políticas públicas baseadas na pesquisa

A Presidente do Conselho Regional de Enfermagem de Santa Catarina (Coren/SC), Enfermeira Msc. Helga Bresciani, participará da Oficina “Políticas Públicas à luz da pesquisa Perfil da Enfermagem”. Também foram convidados Presidentes dos demais Conselhos Regionais de Enfermagem e Coordenadores das Câmaras Técnica. O estudo, mais amplo levantamento sobre o tema já realizado sobre uma profissão na América Latina, foi realizado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), por iniciativa do Cofen, com apoio logísticos de todos os Conselhos Regionais.

A pesquisa confirma o forte desgaste profissional e a saturação do mercado de trabalho, revelando um diagnóstico preciso e detalhado de dificuldades que enfermeiros, técnicos e auxiliares de Enfermagem conhecem na prática. “Não se pode mais alegar desconhecimento. Dispomos agora de ampla base de dados para subsidiar políticas públicas para a melhoria da profissão e da Saúde Coletiva. Não se faz Saúde não só no Brasil, como em qualquer país do mundo, sem recursos humanos, e a Enfermagem representa mais da metade destes recursos”, afirmou o presidente do Cofen, Manoel Neri.

Fonte: Conselho Federal de Enfermagem