Coren/SC e ABEn-SC, em parceria com a Univali, formam 4ª turma do Curso de Formação de Lideranças em Enfermagem

Para incentivar a liderança e a participação política dos profissionais de Enfermagem, o Conselho Regional de Enfermagem de Santa Catarina (Coren/SC) e a Associação Brasileira de Enfermagem – Seção Santa Catarina (ABEn-SC) desenvolvem desde 2011 o Curso de Formação de Lideranças em Enfermagem, sempre com parcerias locais.

“O curso conta com metodologia participativa, na qual os participantes opinam sobre temas que consideram relevantes serem abordados”, disse o Professor e integrante da Coordenação Pedagógica Jorge Lorenzetti. Ao longo das quatro edições, o conteúdo programático foi aprimorado por solicitação dos próprios alunos, sendo incluídas as temáticas Comunicação e Gestão de Conflitos.

DSCN7802

Na sexta-feira (16 de outubro), o Coren/SC e a ABEn-SC com apoio da Universidade do Vale do Itajaí (Univali) formaram a 4ª turma no Curso. Apresentação de trabalhos conclusivos e avaliação do curso antecederam a cerimônia de formatura. “A participação nesse curso foi muito gratificante, espetacular. É como plantar sementes e logo teremos os frutos”, ponderou a Técnica de Enfermagem e Conselheira do Coren/SC Priscila Rodrigues da Cunha. “O curso reaviva em cada profissional de Enfermagem os ideais da profissão e busca formar novos líderes. Hoje são poucos os profissionais de Enfermagem que assumem cargos eletivos no âmbito municipal, estadual e federal e se queremos espaço democrático temos que fortalecer e participar. Representatividade e fortalecimento são necessários para que haja participação efetiva”, avaliou a participante Enfermeira Maria Denise Mesadri Giorgi.

DSCN7787

A Formação desenvolveu-se em 9 encontros na cidade de Itajaí. A cada edição, o curso está sendo realizado em diferentes regiões para oportunizar o aprimoramento a profissionais e estudantes de Enfermagem de todo o Estado. A primeira edição foi realizada em Florianópolis (2011); a segunda em Joinville (2013); e a terceira em Blumenau (2014). “Ser líder é participar dos Conselhos Locais, dos Conselhos Estaduais, é emitir opiniões e defender estratégias para melhorar a qualidade da assistência prestada aos usuários”, frisou a Presidente do Coren/SC, Enfermeira Msc. Helga Bresciani.

A Presidente da ABEn-SC, Enfermeira Dra. Maria Lígia dos Reis Bellaguarda, destacou os direitos dos profissionais de Enfermagem na prática de trabalho. “Às vezes, o profissional espera que a autonomia para o trabalho parta do seu superior, mas saibam que essa autonomia é direito de cada profissional, depende de si próprio”, frisou.

“Esse curso representa um diferencial na formação dos profissionais de Enfermagem para a prática profissional. Nosso agradecimento ao Coren/SC e à ABEn-SC por atenderem nosso pedido e realizarem em Itajaí, em parceria com a Univali, a 4ª edição do Curso”, argumentou a Coordenadora do Curso de Graduação em Enfermagem da Univali, Enfermeira Msc. Heloisa Beatriz Machado.

A Presidente do Coren/SC aposta na multiplicação de informações para instrumentalizar mais profissionais de Enfermagem. “Levem essas temáticas dos 9 encontros para trabalhar com as equipes de Enfermagem. Conhecimento é sempre bem-vindo”, finalizou.