Fórum em Criciúma aprofunda conhecimentos sobre humanização do parto

Dois preceitos fundamentam a Humanização da Assistência Obstétrica e Neonatal: 1) o dever das unidades de saúde receber com dignidade a mulher, seus familiares e o recém-nascido; 2) adoção de medidas e procedimentos benéficos para o acompanhamento do parto e do nascimento, evitando práticas intervencionistas desnecessárias.

_MG_1727O assunto esteve na pauta do 1º Fórum Perinatal pela Humanização do Parto e Nascimento, promovido pela Prefeitura de Criciúma na segunda-feira (26). A Conselheira do Conselho Regional de Enfermagem de Santa Catarina (Coren/SC) Enfermeira Msc. Ioná Vieira Bez Birolo e as Enfermeiras Fiscais do Coren/SC Edna Silva Camilo de Souza e Daiane Leandro Freitas participaram do Fórum.

A Lei do Acompanhante, que garante direito à presença de acompanhante durante o trabalho de parto, parto e pós-parto imediato, consistiu em uma das palestras do Fórum. Boas práticas de parto e complicações gestacionais e periparto também estiveram entre os temas debatidos.

“Os profissionais de Enfermagem têm papel importante na humanização do parto. Ao mesmo tempo que contribuímos com as discussões, também adquirimos conhecimentos para serem multiplicados”, avaliou a Enfermeira Fiscal Daiane Leandro Freitas, que representa o Coren/SC no Comitê Juntos Somos Mais (Objetivos de Desenvolvimento do Milênio) e no Comitê de Mortalidade Materna e Infantil de Criciúma.

O 1º Fórum Perinatal pela Humanização do Parto e Nascimento integrou a programação da campanha Outubro Rosa. A campanha desenvolveu na terça-feira (27) o Dia “D Unesc” com orientações e oferta de testes rápidos na Universidade. A programação encerra nesta quinta-feira (29), às 16h, no Parque das Nações, quando será iniciada a campanha Novembro Azul, dessa vez em atenção à saúde dos homens.

Foto: Jhulian Pereira – Prefeitura de Criciúma