Coren/SC apoia o Novembro Azul

Em alusão à Campanha, a logomarca do Conselho recebeu um laço azul

novembro_azul_rev00Depois do Outubro Rosa, as atenções estão focadas no Novembro Azul. A Campanha objetiva orientar a população masculina a cuidar melhor da saúde, procurar os profissionais de saúde com mais frequência e conscientizar sobre a necessidade da realização do exame de câncer de próstata.

O câncer de próstata representa a segunda causa de morte na população masculina no Brasil, considerando óbitos por câncer. Estima-se quase 69 mil novos casos sejam detectados anualmente no país. A recomendação é que a partir dos 50 anos os homens realizem os exames preventivos anualmente.

O Coren/SC reforça a orientação do Ministério da Saúde e Instituto Nacional de Câncer (Inca) para que os profissionais de saúde informem os homens e familiares sobre a importância do cuidado integral à saúde, os sintomas do câncer de próstata e a necessidade de procurar a unidade de saúde de referência.

Sobre o Câncer de Próstata
A próstata é uma glândula que só o homem possui e que se localiza na parte baixa do abdômen. Ela é um órgão muito pequeno, tem a forma de maçã e se situa logo abaixo da bexiga e à frente do reto. A próstata envolve a porção inicial da uretra, tubo pelo qual a urina armazenada na bexiga é eliminada. A próstata produz parte do sêmen, líquido espesso que contém os espermatozóides, liberado durante o ato sexual.

Prevenção
Já está comprovado que uma dieta rica em frutas, verduras, legumes, grãos e cereais integrais, e com menos gordura, principalmente as de origem animal, ajuda a diminuir o risco de câncer, como também de outras doenças crônicas não-transmissíveis. Nesse sentido, outros hábitos saudáveis também são recomendados, como fazer, no mínimo, 30 minutos diários de atividade física, manter o peso adequado à altura, diminuir o consumo de álcool e não fumar.

A idade é um fator de risco importante para o câncer de próstata, uma vez que tanto a incidência como a mortalidade aumentam significativamente após os 50 anos.

Pai ou irmão com câncer de próstata antes dos 60 anos pode aumentar o risco de se ter a doença de 3 a 10 vezes comparado à população em geral, podendo refletir tanto fatores genéticos (hereditários) quanto hábitos alimentares ou estilo de vida de risco de algumas famílias.

Sintomas
Em sua fase inicial, o câncer da próstata tem evolução silenciosa. Muitos pacientes não apresentam nenhum sintoma ou, quando apresentam, são semelhantes aos do crescimento benigno da próstata (dificuldade de urinar, necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou a noite). Na fase avançada, pode provocar dor óssea, sintomas urinários ou, quando mais grave, infecção generalizada ou insuficiência renal.

Fontes: Inca e Novembro Azul