Exposição do MuNEAN homenageia profissionais afrodescendentes do Brasil

Banner da exposição História da enfermagem- a contribuição afrodescendente modelo 4 (1)Você sabe por que as amas de leite aparecem nas fotografias sempre bem vestidas? Sabia que a missão Rockfeller, coordenada pela enfermeira norte-americana Ethel Parsons, excluía as negras do processo de formação de enfermeiras? Sabia que o primeiro homem a estudar enfermagem na USP era negro?

Essas e outras histórias vão ser contadas na nova exposição permanente do Museu Nacional de Enfermagem Anna Nery, intitulada, História da Enfermagem Brasileira: a contribuição afrodescendente. A exposição abre ao público no dia 24 de novembro no Museu, localizado em Salvador. Será aberta também na mesma ocasião a exposição de curta duração, Maria Stella: mãe, enfermeira e imortal, contando trajetória profissional da baiana Maria Stella de Azevedo, mais conhecida como Mãe Stella de Oxossi que é enfermeira e durante anos atuou na saúde pública da Bahia.

Será inaugurado também um painel com um recorte da pesquisa Perfil da Enfermagem Brasileira, realizada pela Fundação Osvaldo Cruz, Fiocruz por iniciativa do Conselho Federal de Enfermagem, Cofen.

Exposição História da Enfermagem Brasileira: a contribuição afrodescendente
A partir do dia 24 de novembro
Horário de funcionamento:
segunda-feira das 11h30min às 18h
de terça a sexta-feira das 8h30min às 18h
sábado das 8h30min às 17h.
Endereço: Rua João de Deus, nº 5, Pelourinho – Centro Histórico, CEP: 40.026-250 – Salvador, Bahia

Fonte: MuNEAN