Acadêmicos de Enfermagem da UFSC têm aula sobre entidades representativas da profissão na sede do Coren/SC

O assunto da aula da disciplina de Processo de Viver Humano, da 2ª fase da UFSC, era “Representação Profissional da Enfermagem Brasileira” e a professora Enfermeira Dra. Denise Pires escolheu a sede do Conselho Regional de Enfermagem de Santa Catarina (Coren/SC) para a atividade. Também participou da aula a Enfermeira e Mestranda Lara Vandresen.

Em grupos, os acadêmicos foram estimulados a reflexão sobre quais eram as entidades representativas da profissão e funções de cada uma. Nas respostas dos acadêmicos, a professora Dra. Denise Pires orientava sobre atribuições do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), do Coren/SC, dos Sindicatos e da Associação Brasileira de Enfermagem – Seção Santa Catarina (ABEn-SC).

De forma resumida, acadêmicos e professora concluíram que é atribuição da ABEn e ABEn-SC é a promoção de reflexões sobre saúde e a profissão de enfermagem, desenvolvendo atividades científicas, culturais e de lazer, e participando da representação da profissão no âmbito do setor saúde e na sociedade; do Sindicato dos Trabalhadores a defesa dos direitos trabalhistas; do Cofen a avaliação em grau de recurso de processos éticos, bem como normatização; do Coren/SC a fiscalização do exercício ético-profissional, o julgamento dos processos éticos e a inscrição profissional.

DSCN8181

A professora Enfermeira Dra. Denise Pires, que foi Presidente do Coren/SC na gestão 2008-2011 e Conselheira na gestão 2012-2014, avalia que conhecer o Coren/SC contribui para o aprendizado, por isso costuma trazer os alunos para atividade agendada no Conselho.

Após as explicações, os acadêmicos visitaram as dependências da sede do Conselho. Na sala da Presidente do Coren/SC, Enfermeira Msc. Helga Bresciani, encantaram-se com a obra de arte “Minha profissão: Enfermagem”, de autoria do artista e profissional de Enfermagem Luciano Costa. Bresciani os presenteou com réplica da obra, feita em homenagem à Enfermagem.

DSCN8189___

“Considero muito importante que os profissionais de Enfermagem conheçam os Conselhos de classe. E certamente a melhor maneira é já na escola e com visita ao Coren/SC”, expressou Bresciani.

Para a acadêmica Sara Veríssimo, a aula foi muito proveitosa. “Super construtiva. Era algo que não tinha ideia de como funcionava e agora consigo perceber bem as diferentes atribuições das entidades”, opinou.