Hospital Universitário promove de 17 a 21 de novembro Semana da Prematuridade

Era setembro de 2014, a advogada Gleydsa Alves de Oliveira Wagner estava com 31 semanas e 6 dias de gestação. Ela e o marido esperavam a pequena Marina para novembro, mas Gleydsa começou a sentir contrações. Na Maternidade, os exames mostravam que Marina precisava nascer. “A equipe percebeu que a oxigenação para o meu bebê estava diminuindo; e que a minha visita à maternidade no dia 19 de setembro era o dia que ela precisava vir ao mundo. Inicialmente eu resisti, não queria porque sabia que ela era muito pequena. Tive medo. Pensei que na minha barriga, ela ficaria melhor. Mas a equipe foi me explicando os riscos para mim e para ela. E a Marina nasceu”, contou a mãe.

Marina nasceu prematura com 1.310g e foram necessários 28 dias de internação. A mãe também precisou ficar na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) por 2 dias e 5 dias no Alojamento Conjunto. Nesse tempo que a Marina ficou internada na UTI Neonatal do Hospital Universitário Professor Polydoro de São Thiago, Gleydsa e o marido se revezavam para ficar bem pertinho da filha, vivenciando o  Método Canguru, no qual é promovida a Posição Canguru que consiste em colocar a criança em contato pele a pele com os pais. “A medida que a Marina foi se desenvolvendo, era permitido aumentar a nossa participação enquanto pais, como trocar as fraldas. Com 1kg e 480g, ela conseguiu pegar no peito e mamou até os 8 meses;  com três meses de vida, ela já estava super saudável e levando uma vida normal. Hoje ela tem 1 ano e quase 2 meses e é super esperta; está começando a dar os primeiros passos; já fala algumas palavrinhas; adora animais e chama todos de Au-Au”, orgulha-se Gleydsa.

Book Infantil Bebe Marina Florianopolis - Marcelo Floripa fotogr

Foto: Eli Marcello Modro

marina 1

“Assim como Marina, um em cada 10 bebês no mundo nascem prematuros”, conta a Chefe de Enfermagem da Unidade Neonatal do HU, Enfermeira Márcia Borck.

Para mostrar o trabalho desenvolvido no Hospital Universitário, a Unidade Neonatal do Hospital promove de 17 a 21 de novembro a Semana da Prematuridade. A programação contempla oficinas, rodas de conversas com os pais, visita guiada à UTI Neonatal e confraternização entre as crianças nascidas prematuras (menos de 37 semanas) ou de baixo peso (até 2.500g), familiares e funcionários da Unidade Neonatal do HU. A atividade no HU é uma alusão ao Dia Mundial da Prematuridade, no dia 17 de novembro.

O HU é um dos Centros Nacionais de Referência do Método Canguru, junto ao Ministério da Saúde. O Método Canguru faz parte da Política Nacional da Atenção Humanizada ao Recém-Nascido de Baixo Peso, que consiste em três etapas de cuidados ao RN pré-termo (abaixo de 36 semanas 6 dias), fortalecendo o acolhimento com os pais e familiares, com acesso livre dos pais nas 24h do dia, que são inseridos nos cuidados com o bebê, estimulando o vínculo e afeto entre eles, promovendo a amamentação e estabelecendo o contato pele a pele, fatores que contribuem para o melhor desenvolvimento de seus bebês. “Comemorar esta data significa agradecer todas as pessoas que de uma forma ou outra acreditaram, trabalharam e instituíram uma forma diferenciada de processo de trabalho que se transformou em uma tecnologia humanizada que promove a qualidade de vida em um nascimento prematuro”, opinou a Técnica de Enfermagem do HU e Conselheira do Conselho Regional de Enfermagem de Santa Catarina (Coren/SC), Rafaela Serpa.

SEMANA DA PREMATURIDADE
17 a 20/11/2015

[table “25” not found /]

OBS.: Famílias de crianças nascidas prematuras no Hospital Universitário, por favor, entrar em contato com o email: prematuridade2015@hotmail.com.