Projeto Primeira Inscrição: Estudantes do último semestre da Fasc recebem orientações

Depois de formado, preciso me inscrever no Conselho? Que documentos devo apresentar para inscrição no Conselho Regional de Enfermagem de Santa Catarina (Coren/SC)? Quais os valores? As dúvidas são comuns aos recém-formandos e para esclarecer essas e outras questões, a equipe do Coren/SC está desenvolvendo atividades presenciais de orientação aos estudantes de Enfermagem do último semestre tanto no nível técnico quanto no superior.

Trata-se do Projeto Primeiro Inscrição, iniciativa do Coren/SC, lançada em outubro com o objetivo de otimizar o processo de primeira inscrição e ao mesmo tempo conversar sobre os aspectos legais do exercício-profissional.

Na quinta-feira passada (3 de outubro), os acadêmicos da última fase da Faculdade de Santa Catarina (Fasc) participaram do Projeto Primeira Inscrição na sede do Conselho.

DSCN8500

“É importante que todo profissional conheça a legislação pertinente à Enfermagem para se inteirar dos direitos e deveres da categoria”, ressaltou a palestrante Enfermeira Karla Barzan, Coordenadora da Área de Atendimento ao Profissional.

DSCN8497As orientações da equipe do Coren/SC aos estudantes incluem informações sobre o papel das entidades representativas da Enfermagem (Cofen, Coren/SC, Sindicatos e Associação), sobre a inscrição profissional (importância, documentação, valores), perspectiva sobre o mercado de trabalho e validação do diploma no exterior.

Para a Professora e Enfermeira Kellen Cristina Silva, as orientações proporcionam agilidade. “Com essas informações, os recém-formandos sabem como proceder, facilitando o processo para obter a primeira inscrição no Conselho”, disse.

A acadêmica do Curso de Graduação em Enfermagem Louise Freccia relata que os ensinamentos ampliaram as perspectivas de atuação profissional. “As orientações foram muito esclarecedoras, principalmente com relação à atuação no exterior”, declarou a acadêmica, que tem planos de morar nos Estados Unidos.

Como participar do Projeto Primeira Inscrição?
Para participar do Projeto, as instituições de ensino médio técnico e de graduação em Enfermagem devem preencher formulário no site, indicando possíveis datas para a atividade presencial.