2/3 dos criadouros do Aedes estão nas residências. Saiba como mantê-las livre do mosquito

O Aedes aegypti é um mosquito doméstico. Ele vive dentro de casa e perto do homem. Com hábitos diurnos, o mosquito se alimenta de sangue humano, sobretudo ao amanhecer e ao entardecer. A reprodução acontece em água limpa e parada, a partir da postura de ovos pelas fêmeas. Os ovos são colocados em água limpa e parada e distribuídos por diversos criadouros.

Por isso, união, estados, municípios e a sociedade devem trabalhar juntos para a eliminação dos focos do mosquito Aedes aegypti. A orientação da campanha é para que toda família determine o sábado como dia de combate aos focos do Aedes. Em menos de 15 minutos é possível fazer uma varredura em casa e acabar com os recipientes com água parada– ambiente propício para procriação do Aedes aegypti.

eliminar_focos_Dengue_001

Denuncie focos do Aedes aegypti
Santa Catarina conta com o aplicativo Dengue SC que permite a população denunciar criadouros de Aedes aegypti aos órgãos de controle. Basta baixar o app Dengue SC (para Android https://goo.gl/tBxZBU; para IOS https://goo.gl/oqGlnA), tirar uma foto do local, e se registrar. O sistema já identifica a geolocalização, mas o usuário também pode informar manualmente para melhor precisão.

A denúncia também pode ser feita para a Secretaria Municipal de Saúde.

Acompanhe os sintomas de cada doença
Tabela doenças transmitidas pelo mosquito

O que fazer em caso de suspeita de contaminação?
Caso apresente sintomas de dengue, chikungunya o zika vírus, procure uma unidade de saúde.

Fonte: Combate a Aedes e Secretaria Estadual de Saúde