Coren/SC alerta para déficit de profissionais de Enfermagem no Hospital Municipal São José, em Joinville

Em relação às informações de desligamento de profissionais de Enfermagem no Hospital Municipal de São José, instituição com sede em Joinville, o Conselho Regional de Enfermagem de Santa Catarina (Coren/SC) alerta que o Hospital atua com número insuficiente de profissionais de Enfermagem para prestar assistência segura e de qualidade à população.

O déficit de profissionais de Enfermagem motivou o Coren/SC a instaurar ação civil pública em 2012 para que o Hospital contrate mais profissionais de Enfermagem. A ação aguarda decisão do Superior Tribunal de Justiça.

Cálculos, elaborados em setembro de 2011 com base na Resolução Cofen nº 293/2004, demonstravam que era necessário contratar na época 185 profissionais de Enfermagem. A Resolução Cofen nº 293/2004 estabelece parâmetros para dimensionar o quantitativo mínimo dos profissionais de Enfermagem para cobertura assistencial nas instituições de saúde.

O Coren/SC ressalta que os profissionais de Enfermagem desempenham papel essencial de cuidado, lidam com vidas; um trabalho que exige concentração, dedicação e conhecimentos científicos. O número inadequado de profissionais de Enfermagem, porém, implica esgotamento físico e psicológico, prejudicando a qualidade e segurança da assistência prestada à população.

Diante do exposto, o Coren/SC – como órgão responsável por fiscalizar, normatizar e disciplinar o exercício da Enfermagem em observância com os princípios Éticos Profissionais – posiciona-se em favor dos profissionais de Enfermagem e da sociedade para que o Hospital regularize definitivamente a situação do déficit de profissionais de Enfermagem.