Enfermeiros Fiscais do Coren/SC definem Plano de Ações de inspeções para primeiro semestre de 2016

Meta é inspecionar, no triênio 2015-2017, todas as instituições onde trabalham profissionais de Enfermagem no Estado

Os Enfermeiros Fiscais do Conselho Regional de Enfermagem de Santa Catarina (Coren/SC) organizaram o plano de ações de inspeções a serem realizadas no primeiro semestre deste ano.

“Esse planejamento otimiza o processo de trabalho. Cada Enfermeiro Fiscal das subseções e a sede elaborou seu planejamento mensal para alcançarmos resultados ainda mais eficazes em relação às fiscalizações”, detalhou a Conselheira Angela Maria Blatt Ortiga.

DSCN8606O grupo de 16 Enfermeiros Fiscais participa de capacitações permanentes para padronização dos processos e atualização dos conhecimentos. “Os Enfermeiros Fiscais desempenham, além das inspeções, papel educativo, orientando os profissionais de Enfermagem para o exercício ético-profissional”, argumentou a Coordenadora do Departamento de Fiscalização e Ética, Enfermeira Fiscal Karla Barzan. Entre os assuntos aprofundados nas capacitações dos fiscais estão: Treinamentos para o processo Administrativo de Fiscalização, Planejamento da Fiscalização, Sistematização da Assistência de Enfermagem e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).

Um dos avanços obtidos com as capacitações permanentes, realizadas pelo Coren/SC com apoio do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), consiste no aprimoramento do Processo de Fiscalização. Trata-se do Processo Administrativo de Fiscalização (PAD), que reúne entre outras informações: dados sobre a instituição, quantitativo de profissionais de Enfermagem, organização dos serviços de Enfermagem e aponta irregularidades/Ilegalidades identificadas para que sejam readequadas em conformidade com a legislação. Cópia do PAD está sendo encaminhada ao Gestor e Gerente de Enfermagem da instituição fiscalizada para que possa acompanhar o relatório do Enfermeiro Fiscal do Coren/SC. Após a inspeção, o Enfermeiro Fiscal acompanha o prazo das notificações e dá os devidos encaminhamentos em busca da readequação.

“Com os aprimoramentos, os processos se tornam mais sistematizados, requerendo mais tempo para a organização, focando muito mais no qualitativo, na busca por resultados em prol assistência segura e de qualidade, do que no quantitativo, justificando assim a diminuição das fiscalizações no comparativo com o ano passado”, explicou Barzan.

Apesar do planejamento especificar o trabalho dos Enfermeiros Fiscais dia a dia, a agenda não pode ser divulgada, pois as inspeções são realizadas sem aviso prévio.

Acompanhe as instituições fiscalizadas em janeiro de 2016