30h Já: 17 de maio será Dia Nacional de Mobilização pela Valorização da Enfermagem

Os representantes do Fórum Nacional e dos Fóruns Estaduais 30h Já definiram em reunião no dia 24 de fevereiro na sede da Associação Brasileira de Enfermagem (ABEn), em Brasília, por mobilização em todo o país em prol da valorização da profissão. A manifestação será realizada no dia 17 de maio com a proposta de sensibilizar população, demais profissionais de saúde, empregadores e autoridades políticas para a necessidade de regulamentar a jornada de trabalho em 30h semanais para os profissionais de Enfermagem.

A Conselheira do Coren/SC Enfermeira Msc. Maria do Carmo Vicensi e o Diretor do SindSaúde Técnico de Enfermagem Nereu Sandro Espezim participaram da reunião, representando os membros do Fórum Estadual 30h Já. A dupla catarinense expôs as propostas do Fórum Estadual. “Sugerimos que as ações envolvam os usuários dos serviços de saúde para que os profissionais sejam reconhecidos pelos conhecimentos técnico-científicos e habilidades humanísticas, e não somente como seres benevolentes, denominados ‘anjos’. Destacamos a proposta de mobilizar o legislativo municipal para elaboração de leis municipais que regulamentam a carga horária de trabalho na respectiva esfera; e sensibilização dos Deputados Federais de cada Estado para que incluam a Projeto de Lei nº 2295/2000, que regulamenta a jornada de trabalho em 30h semanais, na Ordem do Dia para votação e aprovação na Câmara dos Deputados”, contou a Conselheira do Coren/SC.

Após ouvir as propostas dos Fóruns Estaduais 30h Já, os membros do Fórum Nacional elaborarão plano de ações para direcionar as mobilizações em todos os Estados.