Enfermeiras Fiscais do Coren/SC ensinam cálculo de dimensionamento de pessoal para estudantes de Enfermagem da Estácio de Sá

Por sugestão das professoras Maristela Assumpção de Azevedo e Tereza Gaio, os acadêmicos de Enfermagem da 10ª fase da Estácio de Sá participaram de palestra no Conselho Regional de Enfermagem de Santa Catarina (Coren/SC) sobre Dimensionamento de Pessoal.

DSCN8741As Enfermeiras Fiscais do Coren/SC Jennifer Adriane Nesso e Izabel Cristina Bezerra Cabral explicaram como executar os cálculos para dimensionar o quantitativo mínimo de profissionais de Enfermagem, com base na Resolução Cofen nº 293/2004. As orientações compreenderam: interpretação da Resolução e apresentações de dados fictícios de unidades de saúde para que os estudantes vislumbrassem na prática sobre como fazer os cálculos.

“Considero que essa orientação foi muito importante para aprendermos como realizar o dimensionamento de pessoal e colocar em prática posteriormente”, ponderou a acadêmica Camila Garcia Formosa.

Os ensinamentos foram além dos cálculos de dimensionamento de pessoal, abrangendo também atribuições do Coren/SC e entidades representativas da Enfermagem. “Os profissionais costumam confundir as atribuições dos órgãos representativos da profissão, mas é fundamental ter esse conhecimento para buscar informações e também participar das entidades. Ao Coren/SC compete, de forma resumida, três atribuições: inscrição do profissional e registro de pessoas jurídicas; fiscalização do exercício ético-profissional para averiguar o cumprimento da legislação vigente pertinente à Enfermagem e orientação aos profissionais de Enfermagem sobre o agir ético-profissional; e tribunal ético com apreciação pelo plenário do Coren/SC. Já a Associação Brasileira de Enfermagem – Seção Santa Catarina (ABE-SC) atua principalmente pelo desenvolvimento científico, cultural e político dos profissionais de Enfermagem. Enquanto os Sindicatos apresentam o objetivo principal de defender os interesses coletivos e individuais dos profissionais nas questões trabalhistas, a exemplo de melhoria salarial e carga horária de trabalho, condições de trabalho, valorização profissional, bem como assistência jurídica”, ressaltou a Coordenadora do Departamento de Fiscalização e Ética do Coren/SC, Enfermeira Karla Barzan.

DSCN8760

A Coordenadora do Departamento de Fiscalização e Ética comentou com o grupo sobre o Projeto Primeira Inscrição, lançado em outubro pelo Coren/SC para orientar os estudantes da última fase dos cursos técnico e superior de Enfermagem sobre como se inscrever no Conselho. Para o nível superior, o Projeto prevê ainda a entrega da Carteira de Identidade Profissional no dia da formatura. A adesão da instituição de ensino ao Projeto Primeira Inscrição é feita pelo preenchimento do formulário on-line. Entusiasmados com o Projeto, acadêmicos e professora planejam participar.